Instagram, Twitter e Facebook chegarão em breve à Huawei AppGallery

Fabricante chinesa é proibida de usar produtos dos EUA em seus aparelhos, mas o CEO da empresa diz que isso logo mudará
Equipe de Criação Olhar Digital27/02/2020 19h30

20200227041114
Publieditorial

A fabricante chinesa de smartphones Huawei garantiu nesta semana que sua loja de aplicativos contará com as principais redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Os apps estarão disponíveis em breve em sua Play Store alternativa.

Quem declarou a novidade foi o próprio CEO da divisão móvel da Huawei, Richard Yu, em entrevista concedida à GadgetMatch na segunda-feira (24). No entanto, Yu não especificou uma data para isso.

O anúncio foi feito para atrair mais consumidores ocidentais. Atualmente, os celulares da empresa possuem, em sua maioria, aplicativos voltados para o público chinês, desconhecidos de grande parte das pessoas em outros países.

Impasse com os EUA

A Huawei vem sofrendo desde maio de 2019 com a proibição de suas vendas nos Estados Unidos. Acusada de ajudar o governo da China a espionar seus usuários, a empresa não tem a licença para usar o sistema operacional Android.

Desde então, a companhia trabalha com um sistema operacional próprio como alternativa aos serviços do Google, o Huawei Mobile Services. Dentre os aplicativos do sistema, estão Huawei Cloud, Huawei Browser, Huawei Wallet e AppGallery – este último um substituto da Play Store. Disponível na China há muitos anos, o AppGallery ainda oferece pouco conteúdo destinado a consumidores de fora do país asiático.

Isso quer dizer que diversos aplicativos populares mundialmente não estão inclusos nos smartphones Huawei – caso de Twitter, Facebook e Instagram. Além disso, a empresa também está proibida de produzir celulares que já saiam de fábrica com apps de propriedade do Facebook instalados (WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram).

A falta desses aplicativos pode ser uma dificuldade a mais para a empresa na hora de conquistar novos clientes nos países ocidentais. Apesar disso, a Huawei se vangloria por ter lançado “uma das três principais lojas de aplicativos do mundo, atendendo a mais de 600 milhões de usuários de dispositivos Huawei em mais de 170 países/regiões, com uma rica seleção de aplicativos globais e locais”.

Via: Gizchina