Nada é tão ruim que não possa piorar. Os executivos da Huawei, que mal conseguem lidar com toda a questão envolvendo o bloqueio comercial liderado pelos Estados Unidos, tiveram que que pedir desculpas publicamente aos usuários por conta de anúncios adicionados à tela de bloqueio dos smartphones da fabricante. Desde ontem, 13, a Huawei vem sendo criticada nas redes sociais por conta dessa decisão.
Imagine que, do nada, uma publicidade apareça como papel de parede da tela de bloqueio do seu celular: o que você pensaria disso? Proprietários de smartphones da Huawei começaram a receber anúncios do Booking.com em seus aparelhos e acharam tudo muito estranho.
Depois de muita reclamação no site Reddit, os membros do tópico em questão chegaram a conclusão de que a Huawei usou o recurso nativo de desbloqueio de tela dos aparelhos P30 Pro, P20, P20 Lite, Honor 10 e P20 Pro para mostrar anúncios e, obviamente, ganhar dinheiro com isso. Abaixo, você confere um exemplo da campanha com o Booking.com:
#Huawei has turned the random landscape backgrounds on the lock screen into ads. Wtf fuck this pic.twitter.com/6dAUeu17Jf
— Alex (@ValexWhoa) 13 de junho de 2019
De acordo com as reclamações, sabemos que, até o momento, essa campanha foi realizada no Reino Unido, Holanda, Irlanda, África do Sul, Noruega e Alemanha.
A única manifestação oficial de que se tem notícia até o momento aconteceu através do Twitter da Huawei na Alemanha, no qual a empresa pede desculpas pelo ocorrido: “Sinto muito que você pense que nós queremos anunciar”. Neste tuíte, também temos uma solução para a questão: os usuários podem desativar o anúncio deslizando na tela e acessando as configurações da tela de bloqueio.
Hello Tim,
I’m sorry that you think we want to advertise.
You can deactivate the magazine at any time.
Just wipe it from bottom to top and click on the gearwheel symbol.Best regards,
Tolga from HUAWEI Mobile— HUAWEI Mobile DE (@HuaweiMobileDe) 13 de junho de 2019
É claro que os donos dos aparelhos que não estão utilizando este serviço específico de desbloqueio da tela, chamado de “Revista”, não tiveram qualquer anúncio exibido no display. Logo, essa também é uma forma de driblar a publicidade na tela de bloqueio.
A Huawei não é a primeira fabricante a oferecer espaços nos seus aparelhos para publicidade. No ano passado, a Xiaomi veiculou anúncios dentro de apps pré-instalados em seus aparelhos, inclusive nas configurações da MIUI. Na época, a empresa afirmou que tal decisão era parte do seu modelo de negócios.
Com certeza este tipo de ação é questionável e, acima de tudo, prejudica a experiência dos usuários com a marca. Você concorda?