A Huawei aprovou nesta quarta-feira (9) uma declaração de estratégia da União Europeia sobre a rede 5G.
A gigante chinesa afirmou que está pronta para trabalhar com seus parceiros para garantir segurança.
Um porta voz da empresa afirmou: “Este exercício é um passo importante no desenvolvimento de uma abordagem comum para a segurança cibernética e no fornecimento de redes seguras para a era 5G”.
A Huawei ainda exaltou o fato da UE não visar países ou empresas específicas. “É com satisfação que observamos que a UE cumpriu seu compromisso de adotar uma abordagem baseada em evidências, analisando minuciosamente os riscos, em vez de visar países ou atores específicos”, disse o porta-voz.
A reação da companhia chinesa acontece depois da divulgação de um relatório da Comissão Europeia, que revela que os Estados-membros da UE detectaram, em análise de riscos relativos à rede 5G, ameaças de espionagem ou de ataques cibernéticos vindos de países terceiros.
“Somos uma empresa 100% privada, detida pelos seus funcionários, e a cibersegurança é uma das nossas principais prioridades: o nosso sistema completo de garantia de segurança abrange todas as áreas do processo e nosso sólido histórico comprova que isso funciona”, argumenta a Huawei.
A empresa afirma esperar que “este trabalho continue a ser guiado pela mesma abordagem baseada nos fatos”.