Durante anos, a única forma de partilhar fotos através do Google Fotos era criando um álbum compartilhado. Agora, no entanto, o Google reconhece que, hoje em dia, as fotos são também uma forma de comunicação. Portanto, a partir de hoje (3), a empresa lança uma opção de compartilhamento aprimorada, que é efetivamente um recurso de mensagens privadas incorporado ao aplicativo.

Agora, quando o usuário desejar compartilhar uma foto, não precisará mais criar um álbum inteiro. O usuário poderá enviar uma mensagem única a um amigo contendo uma foto, desde que ele também tenha o aplicativo instalado. Funcionará da mesma forma que no Instagram, Snapchat ou qualquer outro app de bate-papo. É possível também reagir às imagens, compartilhar e conversar. Dessa forma, as fotos se tornam mais uma forma de comunicação nas plataformas sociais.

Para o Google, esse é um negócio ainda maior. Essa mudança pode transformar o Google Fotos em um aplicativo social e, por sua vez, atrair novos usuários. Desde seu relançamento em 2015, quando a empresa adicionou armazenamento online gratuito ao serviço, o Google Fotos tem sido um depósito confiável para fotografias, móveis ou não. Para aqueles que usam principalmente um smartphone para fazer suas fotos (a grande maioria do mundo atualmente), o aplicativo tem sido a melhor maneira de manter um banco de memórias online sem precisar pensar em backup ou espaço de armazenamento.

Reprodução/Google

No momento, o recurso de compartilhamento de bate-papo não é tão complexo. O usuário pode iniciar uma conversa em grupo com quantas pessoas quiser. Todos os envolvidos podem compartilhar fotos e vídeos, comentar no tópico e compartilhar arquivos individuais em sua própria coleção pessoal. Além disso, pode também criar um novo bate-papo optando ao compartilhar uma foto da biblioteca principal, enquanto as conversas existentes podem ser acessadas pela guia “Compartilhar”.

Em relação à concorrência, é provável que o Google reconheça que existem inúmeras fotografias sendo compartilhadas em outros aplicativos. Com o novo recurso de compartilhamento, a empresa tem a chance de trazer algumas dessas interações sociais para seu próprio serviço.

Via: The Verge