Google adia ‘morte’ dos aplicativos presentes na Chrome Web Store

Empresa manterá suporte aos apps até junho de 2021
Luiz Nogueira11/08/2020 16h40, atualizada em 11/08/2020 16h45

20200618011941-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google decidiu adiar novamente a eliminação dos aplicativos da Chrome Web Store. Seguindo o cronograma anterior, a empresa “mataria” os apps em 2018 – obviamente, isso não ocorreu. No início deste ano, a empresa se comprometeu a encerrar o suporte gradualmente. Agora, temos uma data para que isso ocorra.

A companhia anunciou que manterá o suporte aos apps até junho de 2021 para Windows, Mac e Linux. O encerramento definitivo em todas as plataformas deve ocorrer um pouco depois, em 2022.

A partir do encerramento previsto, não haverá mais suporte à funcionalidade em nenhuma outra plataforma. Segundo a empresa, essa decisão não afetará a presença e a utilização das famosas extensões presentes no navegador. Os usuários poderão continuar utilizando-as normalmente.

“O Google continuará a oferecer suporte e investir em extensões do Chrome em todas as plataformas existentes. Promover um ecossistema robusto de extensões é fundamental para a missão do Chrome e temos o compromisso de fornecer uma plataforma de extensão útil para personalizar a experiência de navegação para todos os usuários”, declara a empresa em uma postagem em seu blog oficial.

Nova funcionalidade do navegador

Recentemente, a Google anunciou uma ferramenta de busca por aba, com o nome de “Tab Search”. O projeto ainda está em fase inicial e sem data de lançamento. A barra vai procurar apenas uma guia dentre todas as que estiverem abertas em seu navegador, facilitando a experiência de usuários que abrem diversas abas paralelamente.

O protótipo é simples, porém esperado pela comunidade. Ele chega primeiro à versão de Chrome OS (Sistema operacional da Google) e, aos poucos, será distribuída para Mac, Windows e Linux. Devido à data não confirmada, sua interface e uso são ainda misteriosos.

A empresa apenas revelou seu passo a passo de ativação da ferramenta. O anúncio inconclusivo acabou deixando o público confuso, já que não se tem noção do que a ferramenta seria exatamente. Muitos acreditam que seria uma atualização direta, enquanto outros acreditam que o novo recurso chegaria em forma de extensão.

Via: Android Police

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital