Na última quinta-feira (6), dois perfis do site Reddit reportaram um fenômeno, digamos, curioso. Usuários relataram notificações incomuns recebidas pelo Google Home por conta de “barulhos externos”. De acordo com o Google, a sinalização foi causada por uma “atualização de software recente”.
Tudo começou quando o usuário Brazedowl relatou que recebeu uma notificação do Google avisando sobre o disparo do seu alerta de incêndio. Segundo ele, seu celular o comunicou que o detector de fumaça da sua casa havia disparado, indicando que, provavelmente, o sistema operacional do seu celular foi capaz de ouvir o sinal. “O Google acabou de tornar os meus detectores de fumaça muito mais legais!”, ele escreveu.
Notificações recebidas no celular do usuário da rede social. Créditos: Reprodução / Reddit
Brazedowl relatou que estava em casa cozinhando quando recebeu o alerta. Surpreso, ele comunicou na rede social que não tinha ideia de que o alto-falante inteligente do seu dispositivo conseguiria identificar outras frequências sonoras. Um segundo usuário, ElectricalJigalo, comentou que também estava recebendo notificações por conta de barulhos incomuns na sua casa.
Ambos possuem o dispositivo Google Home, que pode ativar funções de aparelhos eletrônicos interconectados ao Google Nest, como ligar ou amenizar a intensidade de luzes, alterar temperatura, ativar aparelhos, entre outros. No entanto, a ativação só acontece por meio de comandos de voz específicos, como “Ok, Google” ou “Ei, Google”.
No caso dos usuários, a ativação do Google Nest Aware Home Security, programa exclusivo para assinantes, teve o seu suporte extra acionado para a detecção de sons críticos. De acordo com o funcionamento do software, os alto-falantes e monitores Nest poderão notificar um usuário quando um som crítico for detectado, enviando um alerta para o App Home, que requer assinatura.
Entretanto, usuários do Google Home que não assinarem o monitoramento extra podem vir a apresentar uma resposta negativa às notificações “surpresa”. Segundo um porta-voz do Google, “uma atualização de software recente acabou ativando esses alertas em alguns de nossos alto-falantes que não possuíam uma assinatura. Porém, já consertamos esse problema”.