Agendado inicialmente para o próximo dia 3, o anúncio do Android 11 foi adiado pelos desenvolvedores em vista os acontecimentos recentes – não só a pandemia do novo coronavírus, como os protestos que se seguem nos Estados Unidos após o assassinato de George Floyd. Este já é o segundo adiamento, uma vez que a apresentação deveria ter ocorrido na conferência anual I/O, que foi cancelada.
O atraso foi confirmado em um tuíte da conta oficial do sistema operacional móvel. “Estamos felizes em contar mais sobre o Android 11, mas agora não é hora de comemorar. Estamos adiando o evento de 3 de junho e a versão beta. Voltaremos com mais informações sobre o Android 11 em breve”, afirmaram os desenvolvedores.
We are excited to tell you more about Android 11, but now is not the time to celebrate. We are postponing the June 3rd event and beta release. We’ll be back with more on Android 11, soon.
— Android Developers (@AndroidDev) May 30, 2020
A apresentação seria feita em uma transmissão ao vivo, chamada de “Android 11: the Beta Launch Show” – formato que deve ser mantido quando a nova data for anunciada. Apesar do adiamento, o Google já adiantou muitas novidades do sistema operacional. Entre elas, novos recursos de privacidade e ajustes de compartilhamento de local.
A Developer Preview 3, terceira prévia para desenvolvedores, foi lançada no fim de abril para smartphones Pixel 2, Pixel 3, Pixel 3a e Pixel 4. As principais mudanças nesta versão são em recursos internos do sistema operacional, mas trouxe novidades também nos recursos para os usuários, como no gerenciamento de permissões e notificações.
Para desenvolvedores e parceiros de aplicativos, o Google comunicou que não está alterando o cronograma final de lançamento do Android 11 – planejado para o terceiro trimestre de 2020.
Via: Mashable/9to5Google