Em meio à paralisação de sua incorporação ao Google, a empresa americana de produtos eletrônicos Fitbit anunciou nesta terça-feira (25) três novos smartwatches voltados para o condicionamento físico dos usuários: o Fitbit Inspire 2, o Fitbit Versa 3 e o poderoso Fitbit Sense.
Durante o lançamento virtual dos relógios inteligentes, a Fitbit enfatizou o foco da companhia no monitoramento de saúde e bem-estar dos indivíduos, diante da pandemia do coronavírus. Os envios dos dispositivos estão programados apenas para o final de setembro, mas os smartwatches já estão em pré-venda na loja da empresa.
Fitbit Sense
O Fitbit Sense possui composição em aço inoxidável e dispõe de tela AMOLED (Gorilla Glass 3). Foto: Divulgação/Fitbit
Com preço de US$ 329 (R$ 1.813), o Fitbit Sense desbanca o Ionic e torna-se o smartwatch mais caro (em produção) da companhia após 13 anos. É certo que o preço pode ser considerado “salgado”, mas o valor condiz com as tecnologias observadas no novo wearable (tecnologia que pode ser vestida).
A principal novidade do dispositivo é a medição de atividade eletrodérmica — capacidade de condução de eletricidade pela pele, que varia de acordo com a sudorese —, capaz de indicar o nível de estresse do usuário. O recurso, no entanto, depende da aprovação dos reguladores de saúde.
O Fitbit Sense conta ainda com GPS integrado, proteção contra água (5ATM), função eletrocardiograma para monitorar os sinais de fibrilação atrial, medição de temperatura — que detecta desde febre até o período de ovulação — e aplicativo para monitorar a qualidade do sono.
Outros recursos comuns nos smartwatches, como ligações via Bluetooth, mensagens e suporte ao Google Assitente ou ao Amazon Alexa também são contemplados.
Versa 3
Relógio inteligente está disponível nas cores rosa, preto e azul marinho. Foto: Divulgação/Fitbit
Com valor mais modesto do que o Fitbit Sense, o Versa 3 é a opção intermediária entre os três lançamentos. O dispositivo sai no valor de US$ 229 (R$ 1.262) e conta com GPS integrado, contador de calorias e batimentos cardíacos, conectividade com o Google Assistente ou Amazon Alexa, player de músicas, e aplicativo para medir a qualificação do seu descanso.
Inspire 2
Fitbit Inspire 2: o smartwatch com o melhor custo-benefício dentre as novidades. Foto: Divulgação/Fitbit
O novo wearable da linha Inspire é o mais recomendado dos três na questão de custo-benefício. Custando US$ 100 (R$ 551), ele dispõe de tecnologia que monitora os batimentos cardíacos e as calorias queimadas (baseadas nas distâncias percorridas), além do recurso que fiscaliza o período de repouso.
Fitbit mira ampliar seu espaço no mercado
Os lançamentos anunciados pela Fitbit fazem parte do plano para conquistar mais espaço no mercado. No ano passado, a companhia foi responsável por apenas 5% de wereables vendidos e ficou bem atrás da concorrente Apple, que liderou o pódio com 32%, segundo monitoramentos do IDC.
Para piorar, a companhia disponbilizou, na semana passada, uma nova assinatura de conteúdo em busca de impulsionar suas receitas — já que conta com cerca de 500 mil assinantes —, mas a ação não repercutiu como o esperado.
Além do esperado aumento de lucro derivado das vendas dos novos dispositivos, o crescimento da Fitbit também pode ser impulsionado pela Google, que comprou a empresa americana de produtos eletrônicos em novembro do ano passado, por US$ 2,1 bilhões (R$ 11 bilhões).
Contudo, o processo foi paralisado e está em análise pela Comissão Europeia. O órgão acredita que a Google pode utilizar-se dos dispositivos tecnológicos para possíveis violações de dados dos usuários e o processo pode se estender até 2021.
Via: Reuters