O Facebook está desenvolvendo um recurso para o Messenger que pode compartilhar automaticamente com seus contatos mais próximos o que você está fazendo. Um protótipo mostra que o aplicativo seria capaz de usar informações como geolocalização, acelerômetro e bateria para compartilhar com um grupo de amigos de confiança escolhidos pelo usuário.

O aplicativo não vai compartilhar a localização do usuário, mas com todas essas informações, o Messenger pode informar aos contatos selecionados quando você está com pouca bateria, quando está andando de bicicleta, quando você está no aeroporto ou quando foi ao cinema.

A descoberta, feita pela hacker Jane Manchun Wong, conhecida por fazer a engenharia reversa de aplicativos do Facebook, e relatada ao site TechCrunch mostra que a empresa está tentando ampliar recursos do Threads, outro app da companhia ligado ao Instagram, trazendo-os para uma base de 1 bilhão de usuários.

As imagens mostram que o Facebook deve destacar o fato de que a empresa vai destacar que as informações são compartilhadas apenas com contatos selecionados previamente. As telas obtidas destrinchando o app mostram que o Messenger poderá compartilhar “informações de localização, tempo e mais, mesmo quando você não está no app”. Além disso, o app não compartilhará endereços ou nomes de lugares, “apenas tipos de lugares, como ‘em um café’”.

 Reprodução

Quando questionado sobre o assunto, o Facebook confirmou que está testando o recurso, mas sem qualquer previsão de lançamento. “Sempre estamos explorando novas funções para melhorar a experiência do Messenger. Este recurso está ainda em fase inicial de desenvolvimento e não está sendo testado externamente”, disse um representante.