O Facebook está modificando as regras para que anúncios políticos sejam veiculados em sua rede social nos Estados Unidos. Além do próprio Facebook, as novas regras vão se aplicar também a outro de seus produtos, o Instagram.
Essa foi uma medida tomada pela plataforma para garantir que não haja nenhum imprevisto com esse tipo de anúncio quando as campanhas para as eleições presidenciais dos EUA começarem – a votação está marcada para o dia 3 novembro de 2020.
Antes de submeter algum anúncio político no Facebook, o anunciante deve fornecer informações mais detalhadas para a plataforma, como números de identificação e detalhes sobre sua organização.
O objetivo do Facebook é combater o compartilhamento de nomes e informações imprecisas acerca de candidatos. A nova regra passa a valer a partir de setembro deste ano. Além do fornecimento das informações, todos que publicarem vídeos sobre questões políticas devem fornecer suas informações de contato.
As mudanças também se aplicam a anunciantes de comércios, organizações sem fins lucrativos e ONGs, que devem informar números de identificação de uma organização que paga impostos. Órgãos de governo e anunciantes de cunho militar devem informar um endereço de e-mail que comprove sua condição – como os e-mails terminados em “.gov” e “.mil”. Comitês políticos ou partidos, por sua vez, serão obrigados a compartilhar seus números de registro.
Quem se recusar a cumprir os requisitos das novas regras, corre o risco de ter seus anúncios banidos do site. “Em 2018, vimos evidências de uso indevido desses avisos e, portanto, este é nosso esforço para fortalecer o processo”, declarou Sarah Schiff, gerente de produtos do Facebook.
Via: G1