Estudantes desenvolvem sutiã que detecta câncer de mama precocemente

Futuramente, a tecnologia poderá atuar no tratamento da doença
Redação03/04/2020 20h50, atualizada em 03/04/2020 21h50

20200403054756

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estudantes da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, desenvolveram um sutiã inteligente capaz de detectar câncer de mama em seus estágios iniciais. De acordo com os desenvolvedores, é a primeira peça de roupa que pode ser usada na prevenção da doença.

Chamado de SmartBra, o sutiã utiliza ondas de ultrassom geradas por sensores piezoelétricos, cristais que criam tensão elétrica, para detectar massas suspeitas ou o crescimento dos nódulos em pacientes já diagnosticados.

Em parceria com a startup local IcosaMed, os estudantes pretendem lançar o SmartBra no mercado em 2021. Inicialmente, o produto será vendido apenas para quem já está tratando o câncer de mama, a fim de que sejam feitos monitoramentos diários para atestar a credibilidade da peça.

Passada essa etapa, o SmartBra será comercializado, também, para pessoas predispostas à doença ou para quem quiser adquirí-lo. No futuro, a intenção dos estudantes é que o produto seja usado igualmente como uma terapia complementar.

“Esperamos que um dia também possa agir preventivamente e emitir ondas de ultrassom quase contínuas e em baixas doses de maneira controlada, de modo a estimular a apoptose na massa cancerígena”, contou Max Boysset, fundador e CEO da IcosaMed.

Grandes companhias, como IBM e Google, já utilizam inteligência artificial para detectar o câncer de mama antes mesmo de seu surgimento. No entanto, esses métodos usam mamografia com raio X, o que torna o SmartBra mais inovador e seguro.

Via: Engadget

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital