Estudantes da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, desenvolveram um sutiã inteligente capaz de detectar câncer de mama em seus estágios iniciais. De acordo com os desenvolvedores, é a primeira peça de roupa que pode ser usada na prevenção da doença.
Chamado de SmartBra, o sutiã utiliza ondas de ultrassom geradas por sensores piezoelétricos, cristais que criam tensão elétrica, para detectar massas suspeitas ou o crescimento dos nódulos em pacientes já diagnosticados.
Em parceria com a startup local IcosaMed, os estudantes pretendem lançar o SmartBra no mercado em 2021. Inicialmente, o produto será vendido apenas para quem já está tratando o câncer de mama, a fim de que sejam feitos monitoramentos diários para atestar a credibilidade da peça.
Passada essa etapa, o SmartBra será comercializado, também, para pessoas predispostas à doença ou para quem quiser adquirí-lo. No futuro, a intenção dos estudantes é que o produto seja usado igualmente como uma terapia complementar.
“Esperamos que um dia também possa agir preventivamente e emitir ondas de ultrassom quase contínuas e em baixas doses de maneira controlada, de modo a estimular a apoptose na massa cancerígena”, contou Max Boysset, fundador e CEO da IcosaMed.
Grandes companhias, como IBM e Google, já utilizam inteligência artificial para detectar o câncer de mama antes mesmo de seu surgimento. No entanto, esses métodos usam mamografia com raio X, o que torna o SmartBra mais inovador e seguro.
Via: Engadget