Além de puxar para si a responsabilidade pela regulamentação da Uber, a Prefeitura de São Paulo pretende fazer com que o serviço seja compatível com o Bilhete Único, cartão usado para o pagamento das tarifas de transporte público na cidade.

Segundo reporta a Folha de S.Paulo, a ideia é fazer com que aplicativos de transporte privado funcionem de maneira interligada com a oferta de transporte público. Além de Uber, o pagamento via Bilhete Único também valeria para empresas como 99táxis e Easy Táxi, por exemplo.

Atualmente só é possível pagar pelas corridas com a Uber usando cartão de crédito, enquanto os aplicativos de táxi permitem pagamento em crédito ou débito.

Em São Paulo, os cidadãos têm descontos nas passagens quando usam o Bilhete Único para pagar mais de uma passagem no transporte público dentro de períodos determinados de tempo, então a ideia é fazer com que essa integração funcione com a Uber, também.

A Prefeitura entende que aqueles que usam o carro apenas para chegar ao sistema público estariam entre os principais beneficiados pela ideia. “Nada impede que o passageiro, no futuro, cadastre o Bilhete Único [para pagamento no aplicativo] e tenha o desconto nele”, disse à Folha Ciro Biderman, diretor da SPNegócios – empresa que ajudou a Prefeitura a elaborar o modelo de regulamentação que deve ser implementado na cidade.

As empresas que fornecem apps de táxi parecem gostar da ideia. “Hoje o Bilhete Único já passa no ônibus, já passa na bicicleta. São passos que a gente vai dando devagarinho, mas que no final, um dia você vai poder passar o bilhete em todo o seu trajeto num cartão só”, comentou Pedro Somma, da 99táxis.