A Amazon anunciou nesta terça-feira (14) o Dash Cart, novidade para que seus clientes tenham uma experiência ainda melhor quando realizarem compras em um supermercado.

Trata-se de um carrinho de compras inteligente que funciona da seguinte maneira: por meio de um conjunto de câmeras, sensores e uma balança integrada, ele detecta todos os itens colocados em seu interior e calcula o valor total da compra. Este, por fim, é descontado automaticamente do cartão que o usuário associou à sua conta na Amazon.

O processo pode parecer familiar ao que acontece nas lojas automatizadas Amazon Go, no entanto, o Dash Cart conta com sua própria inteligência, ou seja, não depende de câmeras instaladas nas paredes dos estabelecimentos para realizar todo o processo. 

Processo de compra com o Dash Cart

Segundo a empresa, o Dash Cart foi projetado para pequenas e médias compras, comportando até duas sacolas. Ao chegar em um supermercado da Amazon, o cliente faz login usando um QR code no app da companhia e depois coloca os produtos em suas próprias sacolas. O carrinho emitirá um bipe quando o produto for identificado corretamente ou piscará uma luz laranja se precisar ser adicionado novamente.

Há uma pequena tela em sua parte superior que fornece acesso às listas de compras pela Alexa, além de um scanner de cupom capaz de aplicar descontos à compra. Depois de concluída a compra, o cliente recebe o recibo automaticamente por e-mail.

A novidade será implantada no fim deste ano no supermercado Amazon Go Grocery em Los Angeles (EUA), mega empreendimento inaugurado no primeiro trimestre.

 

Amazon Go Grocery

Em fevereiro, a Amazon já havia ampliado seu conceito de compras automatizadas ao abrir na cidade de Seattle seu primeiro supermercado, o Go Grocery, com mais de 3 mil metros quadrados.

O supermercado possui cerca de cinco mil produtos únicos, oferecendo uma variedade de itens ainda maior para os clientes. Além dos industrializados, o comércio conta com produtos orgânicos, entre outros alimentos.

Reprodução

Amazon Go Grocery, o supermercado da gigante americana. Foto: Reprodução

Diversos sensores, instalados no teto do supermercado, são responsáveis por contabilizar todos os produtos que o usuário coloca no carrinho. Ao terminar as compras, o cliente pode sair da loja sem passar por um caixa. Tudo é feito pelos sensores presentes no estabelecimento.