Cientistas testam capacidade de água com sal reduzir sintomas da Covid-19

Nova pesquisa na Escócia se baseia em um estudo de 2019, que descobriu que os participantes que gargarejaram e limparam o nariz com água salgada tiveram menos tosse e congestão nasal
Fabiana Rolfini25/06/2020 12h19

20200625092507

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Aquela solução simples de água com sal que tomamos quando estamos com a pressão baixa pode também ajudar a reduzir os primeiros sintomas e a progressão da Covid-19. É o que sugere uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Cientistas envolvidos no estudo acreditam que o sal marinho é capaz de aumentar a defesa antiviral das células que entram em ação quando se pega um resfriado.

A nova pesquisa se baseia em um estudo publicado em 2019, que descobriu que os participantes que gargarejaram e limparam o nariz com água salgada tiveram menos tosse e congestão nasal.

Reprodução

Estudo feito em 2019 indentificou melhora em tosse em pacientes que beberam água com sal. Foto: Divulgação

Novos testes

Os pesquisadores agora investigam se a mesma solução pode beneficiar aqueles com sintomas de Covid-19 para reduzir o impacto e a disseminação da infecção. Para tal, estão recrutando adultos na Escócia para participar de testes nos mesmos moldes que os realizados no ano passado.

“Isso requer apenas sal, água e alguma compreensão do procedimento, por isso, se for eficaz, deve ser fácil e barato de implementar amplamente”, ressaltou o professor Aziz Sheikh, diretor do Instituto Usher da universidade.

Via: Science Focus

Fabiana Rolfini é editor(a) no Olhar Digital