Quando a Tesla instalou câmeras em seus carros, o CEO Elon Musk afirmou que elas seriam utilizadas no futuro serviço de táxi robótico. Agora, porém, um hacker conhecido por revelar muito do software da montadora descobriu que o equipamento pode registrar ações e distrações do motorista.
O usuário desvendou quais ações a câmera procura detectar. Veja abaixo:
- Cego;
- Escuro;
- Olhos fechados;
- Olhos para baixo;
- Olhos para frente;
- Olhos para cima;
- Cabeça abaixada;
- Cabeça balançando;
- Olhando para esquerda;
- Olhando para direita;
- Usando o telefone;
- Olhos para frente com óculos escuros;
- Olhos para baixo com óculos escuros;
Não se sabe exatamente a que se referem os termos “cego” e “escuro”. É possível que possam se relacionar a um momento em que as condições de iluminação impedem que a câmera detecte algo. Além disso, não há certeza de que a Tesla vai usar as câmeras dessa maneira. Atualmente, ela está ativada em um programa voluntário que registra fotos e vídeos em momentos de pré-colisão para ajudar os recursos de segurança.
Câmeras instaladas nos veículos da Tesla podem monitorar atenção do motorista. Foto: Reprodução/YouTube
Essa, porém, não seria a primeira vez que uma montadora utiliza câmeras para monitorar o motorista. A GM já faz isso com o Super Cruise. Um sistema de câmeras observa que dirige e registra sua atenção sem que seja necessário mexer no volante, como atualmente a Tesla faz. O Mustang Mach-E, da Ford, também contará com o mesmo sistema. Se optar por utilizar a câmera para isso, a Tesla estaria apenas se igualando às rivais.
Classificação do piloto automático
O piloto automático da Tesla ficou em sexto lugar em uma análise do Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros (NCAP, na sigla em inglês) que avaliou 10 sistemas de assistência ao motorista. O que puxou o produto da Tesla para baixo na lista foi sua baixa capacidade de manter os motoristas atentos enquanto dirigem.
Ainda que o sistema da Tesla tenha obtido as notas mais altas em relação ao desempenho e à capacidade de respostas a emergências, o mesmo não aconteceu no que diz respeito a manter o motorista com foco no caminho.
Nesta categoria, o piloto automático do carro elétrico Tesla Model 3 marcou apenas 36 pontos. No total, a nota final da empresa de Elon Musk foi de 131 pontos, uma classificação considerada “moderada”.
Via: Engadget