Bancos começam a enviar dados de clientes para cadastro positivo

Informações vão ser repassadas automaticamente a gestores da ferramenta
Redação12/11/2019 15h56, atualizada em 12/11/2019 17h12

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Desde segunda-feira (11), os bancos e instituições financeiras passaram a enviar informações de clientes para gestores de bancos de dados financeiros que vão operar o cadastro positivo. A expectativa é de que sejam incluídos todos os brasileiros que não optarem por estar fora da lista até a próxima semana.

Serasa, Gestora de Inteligência de Crédito (Quod), Boa Vista Serviços e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL – SPC Brasil) foram as quatro gestoras autorizadas pelo Banco Central a receber os dados. A gestora responsável tem até 30 dias após a inclusão dos dados para informar por correio, e-mail ou SMS ao cliente que suas informações estão no cadastro positivo. O procedimento será semelhante para notificar maus pagadores.

O Cadastro Positivo é, basicamente, uma lista de bons pagadores. Ele começou a funcionar em 2013, mas de forma diferente da atual. O cliente tinha de comunicar o banco que queria ser incluído no cadastro. Uma nova legislação tornou a inclusão dos clientes automática. Quem não quiser entrar no Cadastro Positivo deve avisar sua instituição financeira.

Os bons pagadores serão identificados por meio de um sistema de pontuação. Cada cliente receberá uma nota de 0 a mil e, quanto maior ela for, maior a qualidade do pagador — consequentemente, menores serão as taxas de juros pagas por ele.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital