Austrália pode fazer Google e Facebook pagarem para veicular notícias

Novo código de conduta prevê que empresas que veiculam notícias deverão pagar pela exibição de conteúdo criado por veículos de imprensa australianos
Equipe de Criação Olhar Digital20/04/2020 18h52

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A Austrália está prestes a implementar novas medidas para a divulgação de informações do país. Eles solicitaram à Comissão de Concorrência e Consumidores (ACCC) a criação de um código de conduta que obriga empresas como Facebook e Google a pagar pela utilização de conteúdo oriundo dos veículos de notícia australianos.

O código também prevê multas caso as empresas não cumpram as solicitações, bem como processos envolvendo a divulgação não autorizada do material. Havia uma negociação preliminar de um código de conduta voluntário. No entanto, a pandemia da Covid-19 e o repentino golpe na geração de receita de publicidade fez com que a mudança adotasse caráter mais rígido.

Para justificar a alteração repentina nos termos do acordo, a ACCC disse que era “improvável” que as empresas chegassem a um acordo de pagamento voluntário. Josh Frydenberg, tesoureiro do governo canadense, ainda foi enfático em dizer que a decisão era “justa”, já que os meios de comunicação deveriam ser pagos de alguma forma pelo conteúdo criado.

Uma primeira versão do código de conduta deve ficar pronta até o fim de julho, embora não se tenha previsão de quando a versão final – com todas as exigências – venha a público.

Decisão das empresas

Parece bastante improvável que as empresas irão pagar pela veiculação do conteúdo. Normalmente, eles argumentam que apenas veiculam esse material. Em uma situação semelhante, a França começou a exigir que empresas pagassem pela exibição de trechos de artigos. Por conta disso, o Google chegou a remover as visualizações dessas notícias.

Ao site Engadget, Will Easton, diretor administrativo do Facebook na Austrália, disse que ficou “decepcionado” com as mudanças: “Estamos decepcionados com o anúncio do governo, principalmente porque trabalhamos duro para cumprir o prazo acordado. A Covid-19 impactou todos os negócios e setores do país e foi por isso que anunciamos um investimento global para apoias as organizações de notícias em um momento em que a receita com publicidade está diminuindo”.

Via: Engadget