Nas próximas semanas, o Google vai começar a remover da Play Store os aplicativos que coletam informações de registros de chamadas e SMS dos usuários sem real necessidade. A informação foi publicada no blog para desenvolvedores da empresa e faz parte de uma nova política de controle de dados iniciada no ano passado.
Anunciada no início de outubro de 2018, essa medida tem como principal objetivo proteger os usuários do Android contra abusos praticados por parte de desenvolvedores e agências de desenvolvimento de apps. Muitos serviços mal intencionados se aproveitam do sistema de permissões do Android para acessar informações sensíveis aos usuários, que muitas vezes não conseguem discernir entre permissões necessárias e abusivas.
Diante disso, o Google resolveu oferecer mais controle aos usuários e limitou o acesso às informações de registros de chamadas e SMS no Android. Agora, apenas aplicativos do sistema poderão exigir acesso a este tipo de recurso.
Essa mudança demorou para chegar ao Android, e mesmo aplicativos do Google passaram pelo novo crivo de segurança da Play Store. O objetivo é evitar novos escândalos de vazamento de dados em aparelhos rodando com o software da gigante das buscas.
Recentemente, a Apple provocou o Google neste sentido, quando construiu um painel gigante em Las Vegas, durante a CES 2019, enaltecendo as políticas de privacidade do iOS no iPhone.