Aplicativos e jogos mobile geram US$ 48 bilhões no terceiro trimestre

Destaque nos últimos meses, o popular 'Among Us' é um dos jogos mais baixados e com uma das maiores bases de jogadores ativos mensalmente
Wellington Arruda08/10/2020 14h03, atualizada em 08/10/2020 14h17

20201008110001-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A consultoria App Annie divulgou dados das lojas de aplicativos referentes ao terceiro trimestre. Com foco em jogos, o relatório informa que mais de um bilhão de downloads foram feitos semanalmente, um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2019.

Um total de 14 bilhões de jogos foram baixados no período. O Google Play foi responsável por 11 bilhões dos downloads (+20%), enquanto a App Store ficou com 2,6 bilhões de downloads. Brasil e Índia foram os países com mais destaque no mercado de jogos, considerando o Android e iOS. O gênero mais popular foi o casual.

Os consumidores gastaram mais de US$ 20 bilhões em compras de jogos no terceiro trimestre do ano. A App Annie estima que este é o maior trimestre da história das lojas e que o fim de 2020 deverá impulsionar ainda mais os números.

Nas duas lojas houve, também, crescimento nos gastos do consumidor. Na loja do Google, o aumento foi de 7% no trimestre; na loja da Apple, foi de 4%. Os jogos também foram os maiores responsáveis pela receita no período, respondendo a 80% do Google Play e 65% da App Store.

Reprodução

Relatório da consultoria App Annie destaca a forte presença do jogo ‘Among Us’ em downloads e usuários ativos. Imagem: App Annie/Reprodução

Já sobre os países que mais gastaram, EUA, Japão e Coreia do Sul lideram no Google Play. Na App Store, os EUA continuam sendo o maior mercado da loja – considerando os gastos do consumidor no trimestre. Os games que mais atraíram o bolso dos jogadores são dos gêneros de RPG e estratégia.

Ainda de acordo com o relatório, os games com mais downloads incluem ‘My Talking Tom Friends’, ‘Among Us‘, ‘Scribble Rider’, ‘Subway Surfers’ e ‘Cube Surfer’. Já na lista de gastos, ‘Pokémon Go’ lidera. Em jogos com o maior número de usuários ativos mensalmente, ‘PUBG‘ lidera com ‘Candy Crush Saga’ em segundo. A surpresa, ou talvez nem tanto, é o ‘Among Us’ em terceiro lugar.

Aplicativos no geral

Já sobre aplicativos (não jogos), de forma geral, ambas as lojas de apps ultrapassaram os 33 bilhões de downloads. O Google Play ficou com 25% (10% de crescimento) da fatia e a App Store com quase 9 bilhões (crescimento de 20%). Além do destaque no download de jogos, Brasil e Índia também foram os maiores mercados para o download de apps no terceiro trimestre de 2020.

Reprodução

Google Play lidera em número de downloads globais de aplicativos, mas App Store lucra cerca de US$ 8 bilhões a mais no trimestre. Imagem: App Annie/Reprodução

Por outro lado, a loja da Apple lucrou mais do que a concorrente. Foram US$ 18 bilhões gastos com aplicativos (+20%) contra US$ 10 bilhões (+35%) em comparação com o Google Play. Neste cenário, EUA e Japão novamente aparecem como os países onde o gasto do consumidor foi maior.

Fonte: App Annie

Wellington Arruda é editor(a) no Olhar Digital