A Secretaria Municipal de Educação e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae SP) assinaram, nesta semana, um termo de cooperação para oferecer aulas de empreendedorismo a professores do 1º ao 5º anos da rede municipal de ensino de São Paulo.
A iniciativa prevê formação em três módulos para os docentes, em um total de 76 horas. As aulas incluem fundamentações teórica e metodológica, estudos sobre comportamento empreendedor e temas como cultura de cooperação, cultura e inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
Segundo a prefeitura de São Paulo, as atividades podem ser adequadas a diferentes projetos pedagógicos e realidades, desde que os conceitos desenvolvidos não sejam alterados. O objetivo é propiciar a oportunidade de relacionar teoria e prática na criação de projetos voltados para a faixa etária da turma.
“No 3º ano, por exemplo, a proposta é montar uma oficina de brinquedos ecológicos com material reciclável. A atividade incentiva o autoconhecimento e a percepção do outro, aspectos necessários ao desenvolvimento dos comportamentos empreendedores”, informa a prefeitura.