No último domingo (25), o AliExpress, gigante do e-commerce chinês e concorrente direto das vendas eletrônicas da Amazon, abriu sua primeira loja física na Europa. O local escolhido foi o shopping Xanadú, em Arroyomolinos, sudeste de Madri.
A abertura da loja atraiu cerca de duas mil pessoas para a inauguração. Algumas delas dormiram na porta do shopping por quase 48 horas, tamanha a expectativa para o evento. Os 500 primeiros receberam brindes pela espera. Além do brinde, os 14 primeiros ganharam prêmios que variavam entre celulares, patinetes elétricos, drones e balanças.
O madrilenho David Cardero, 34, era o primeiro da fila, chegou ao local na sexta-feira de manhã, às nove horas. Ele conta que dormiu muito pouco nas duas noites que passou na porta do shopping e que apenas se alimentou com o que trouxeram, além de não ter tomado banho nesse período, tudo para ser o primeiro a entrar na loja e ganhar o prêmio.
A loja vai vender diversos produtos eletrônicos como celulares, computadores, patinetes elétricos e pequenos eletrodomésticos de marcas reconhecidas mundialmente e de empresas vindas da China, interessadas em atrair consumidores da Espanha com seus produtos.
Um vídeo, feito pelo El País, mostra a fila de pessoas no dia da inauguração e como estava as expectativas dos consumidores para a abertura do espaço de 740 metros quadrados cheio de prateleiras com produtos organizados por tema.
A inauguração da loja do AliExpress na Espanha foi semelhante a abertura da loja da Xiaomi no Brasil. Por aqui, mais de quatro mil pessoas foram até a loja com o intuito de ver com os próprios olhos quais novidades tecnológicas a marca chinesa havia trazido ao país.
Rubén Bautista, diretor de operações do AliExpress na Espanha e Portugal, foi questionado sobre a possibilidade de abrir mais lojas na Europa. Ele afirmou que a plataforma está focada em Madri, mas não descarta a possibilidade de abertura em novos locais, como em outras cidades ou centros urbanos.
Via: El País/Europa Press