Acordo comercial poderá levar à vacina contra o câncer

Parceria entre a Ervaxx e a Universidade de Cardiff poderá levar ao mercado um tratamento baseado em um novo tipo de células T descoberto pelo Prof. Andrew Sewell
Rafael Rigues29/01/2020 18h05

20190822092143

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os pesquisadores que anunciaram na semana passada a descoberta de um novo tipo de célula no sistema imunológico humano estabeleceram uma parceria com a Ervaxx, uma empresa inglesa, para o desenvolvimento e comercialização de um tratamento que pode ser eficaz contra vários tipos de câncer.

A descoberta é um tipo de “célula T” nunca visto. As células T são responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos, como vírus e bactérias. Mas o novo tipo, encontrado em uma amostra de um banco de sangue na Escócia, tem um receptor diferente que permite que ela se “enganche” na maioria dos tumores que afetam os seres humanos, sem afetar as células saudáveis.

Em testes de laboratório, este tipo de células T foi capaz de identificar e matar células causadoras de câncer de pulmão, pele, sangue, cólon, mama, ossos, próstata, ovário, cervical e renal.

A parceria irá financiar o trabalho do Prof. Andrew Sewell, líder da equipe que fez a descoberta, durante “vários anos”. Em troca, a Ervaxx recebe todas as patentes associadas à pesquisa, bem como autorização para desenvolver e comercializar uma vacina ou tratamento contra o câncer, baseada no trabalho do Dr. Sewell.

A Universidade de Cardiff, que financiou o trabalho até agora, também receberá pagamentos a cada nova etapa da pesquisa rumo aos testes clínicos, bem como royalties sobre quaisquer produtos que eventualmente cheguem ao mercado.

Fonte: Forbes

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital