Dois moradores de Nova York estão querendo transformar a quarentena voluntária das pessoas por causa do novo coronavírus num reality show de encontro às cegas. Na conta “Love is Quarantine” no Instagram, Thi Q. Lam e Rance Nix organizam os encontros e postam a evolução dos relacionamentos, nos moldes da série “Casamento às Cegas” (“Love is Blind”), da Netflix.

No programa da plataforma de streaming, solteiros separados por celas, chamadas “pods”, conversam com uma sequência de potenciais candidatos. Quando surge uma conexão eles marcam um encontro, e só assim se veem. “Se você realmente parar para pensar, estar em seu apartamento durante o auto isolamento é como estar em uma desses pods”, disse Lam em entrevista ao New York Times.

publicidade

Lam e Nix organizam tudo (e todos) em uma planilha do Google Docs. Os encontros são chamadas telefônicas e cada “temporada” dura uma noite. Depois, a dupla entra em contato com os participantes para um feedback, e gravam vídeos do antes e do depois do encontro com suas impressões.

Os seguidores podem compartilhar suas previsões em comentários no Instagram e no próprio documento nuvem. O “elenco” de estreia teve 30 participantes, principalmente de casais heterossexuais, mas o projeto teve um casal gay “Nós somos L.G.B.T.Q.I.A.-friendly”, explica Nix. “Alguns encontros correram muito bem”, lembra. “Alguns desses casais conversaram ao telefone por mais de uma hora. Mandávamos uma mensagem para checá-los e eles ainda estavam conversando”.

publicidade

O objetivo principal do “Love is Quarantine” é ajudar as pessoas a se conectarem e se sentirem menos isoladas em meio à pandemia. “Uma coisa que nos chamou a atenção é o fato de que estamos retirando o aspecto físico do namoro, e essa é uma oportunidade muito legal”, disse Nix, que possui acondroplasia, a forma mais comum de nanismo.

“O namoro pode ser meio difícil quando muitas pessoas procuram um cara de um metro e oitenta. Em ‘Casamento às Cegas’ eles dão às pessoas a oportunidade de se conhecerem de antemão, acho isso legal. Estamos tentando fazer a mesma coisa. Queremos que as pessoas conheçam umas às outras e suas personalidades, gostos e desgostos antes de fazerem um julgamento com base em sua aparência”, completa.

publicidade

“Love Is Quarantine” já tem 400 participantes que esperam ser escolhidos para as próximas temporadas. Lam e Nix, que são colegas de quarto, planejam continuar o projeto enquanto permanecerem desempregados.

Via: The New York Times