A epidemia do novo coronavírus está obrigando muita gente a ficar em casa pelos próximos dias. Aulas suspensas, eventos cancelados, home office – parte da população ganhou um tempo livre extra que só poderá ser gasto em casa. Entre filmes, séries e podcasts, as plataformas de streaming estão cheias de opções (até demais!), então preparamos uma lista com conteúdo que dá para consumir nas próximas duas semanas… E torcer para tudo dar certo.
FILMES
Bacurau (2019)
Direção: Juliano Dornelles/Kleber Mendonça Filho
Duração: 2 Horas 11 Minutos
Plataforma: Telecine Play
Ainda não viu Bacurau? O filme brasileiro mais comentado do ano passado, premiado no Festival de Cannes, é uma produção dos diretores pernambucanos Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, e foi filmado no povoado de Barra (RN), a 300 quilômetros de Natal. A cidade, com pouco mais de 30 casas e uma única rua, ainda emprestou parte da população para o elenco dessa distopia que tem a cara do Brasil atual.
Pokémon: Detetive Pikachu (2019)
Direção: Rob Letterman
Duração: 1 Hora 44 Minutos
Plataforma: HBO Go
Um filme live-action do universo de Pokémon, com Ryan Reynolds fazendo a voz do Pikachu tinha como dar certo? Pois Pokémon: Detetive Pikachu deu bastante certo. Sucesso de bilheteria, o filme é divertido ao mesmo tempo que muito fiel ao material original – tanto o anime quanto o jogo da Nintendo. Aliás, é uma das melhores adaptações de games de todos os tempos (não que isso seja algo difícil).
O Rei Leão (2019) + Disney
Direção: Jon Favreau
Duração: 1 Hora 58 Minutos
Plataforma: Amazon Prime Video
O remake live-action de O Rei Leão está aqui mais para representar o pacotão de filmes da Disney que a Amazon conseguiu negociar para si enquanto o streaming da Dinsney Plus não chega ao Brasil, no segundo semestre deste ano. Além do longa de Jon Favreau, a plataforma conta com lançamentos recentes do estúdio, como Alladin, Dumbo e Toy Story 4. Na adaptação da história de Simba, um elenco estelar: Donald Glover, Beyoncé, Chiwetel Ejiofor, John Oliver, James Earl Jones, Alfre Woodard, Keegan-Michael Key, Seth Rogen, Billy Eichner, entre outros.
A Viagem de Chiriro (2001) + Ghibli
Direção: Hayao Miyazaki
Duração: 2 Horas 5 Minutos
Plataforma: Netflix
Assim como os filmes da Disney na Amazon Prime Video, outra negociação muito bem feita foi a do Estúdio Ghibli com a Netflix. A “Disney do Japão” tem em seu catálogo pérolas como A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado, Meu Amigo Totoro e Princesa Mononoke. Os 21 filmes estão entrando em ondas, nos dias 1º de fevereiro e 1º de março entraram 14 deles, com mais sete sendo disponibilizados em 1º de abril.
Um Lugar Silencioso (2018)
Direção: John Krasinski
Duração: 1 Hora 25 Minutos
Plataforma: Telecine Play
A continuação do terror Um Lugar Silencioso, de 2018, estava com estreia prevista para 19 de março no Brasil, mas teve lançamento suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus. Então é sua chance de assistir o filme de estreia de John Krasinski na direção e protagonizado por Emily Blunt. Em um mundo tomado por criaturas aterrorizantes que promovem ataques mortais ao mínimo sinal de barulho, um casal tenta proteger e criar seus filhos sob total silêncio.
The Report (2019)
Direção: Scott Z. Burns
Duração: 1 Hora 59 Minutos
Plataforma: Amazon Prime Video
Baseado em fatos reais, The Report – um exclusivo da Amazon Prime Video – é um drama político que mostra os bastidores das investigações sobre o uso de tortura pela CIA após os ataques de 11 de setembro. Adam Driver faz o ex-investigador do FBI Daniel J. Jones, que liderou o comitê de investigação do Senado.
Lost Girls – Os Crimes de Long Island (2020)
Direção: Liz Garbus
Duração: 1 Hora 35 Minutos
Plataforma: Netflix
Esse original recém-estreado da Netflix também é baseado em fatos reais, neste caso, os crimes do serial killer norte-americano Philip Markoff, conhecido como “Craigslist Killer”. Mari Gilbert começa a investigar sozinha o desaparecimento da sua filha Shannan, que a coloca no caminho de outros 12 casos de mulheres desaparecidas não solucionados.
Contágio (2011)
Direção: Steven Soderbergh
Duração: 1 Hora 46 Minutos
Plataforma: HBO Go
Uma suposta gripe que se torna um vírus mortal que desafia a comunidade médica a todo o custo estancar a epidemia. Steven Soderbergh chamou vários de seus amigos para atuar, entre eles Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Laurence Fishburne e Jude Law. Mas só assista se não for te deixar mais ansioso com a pandemia.
SÉRIES
Castlevania
Episódios: 22 (3 temporadas)
Plataforma: Netflix
A série em anime baseada nos clássicos dos videogames ganhou recentemente sua terceira temporada. Na trama, o último sobrevivente do clã Belmont para tentar salvar a Europa Oriental da destruição causada pelo Conde Drácula. A animação conta com roteiro de Warren Ellis, autor de best-sellers dos quadrinhos.
Westworld
Episódios: 21 (3 temporadas)
Plataforma: HBO Go
Baseada no roteiro original de Michael Crichton (autor de Jurassic Park) e criada por Lisa Joy (Pushing Daisies) e Jonathan Nolan (irmão e frequente colaborador do diretor Christopher Nolan), Westworld entrou este mês na sua aguardada terceira temporada. Como os episódios são semanais, dá tempo de você tirar o atraso das temporadas anteriores e discutir com seus amigos uma das séries mais elogiadas dos últimos tempos.
Hunters
Episódios: 10
Plataforma: Amazon Prime Video
Produzida por Jordan Peele (de Corra! e Nós), a série que conta com ninguém menos do que Al Pacino no elenco mostra um time de caçadores de nazistas em sua busca por vingança nos anos 1970. Embora seja inspirada por personagens reais, a série é totalmente ficcional e às vezes exagera um pouco na “viagem”, mas vale pelo entretenimento.
Picard
Episódios: 8
Plataforma: Amazon Prime Video
O capitão mais longevo da Enterprise, Jean-Luc Picard está de volta, na série original que retoma a vida do icônico personagem depois que deixou de “ir audaciosamente onde ninguém jamais esteve” em nome da Frota Estelar. Sir Patrick Stewart sempre imperdível.
I’m not okay with this
Episódios: 7
Plataforma: Netflix
Uma adolescente descobre que tem superpoderes, ao mesmo tempo que tem que lidar com as complexidades de sua família, sua sexualidade em ascensão e as atribulações do Ensino Médio. A série adapta os quadrinhos de Charles Forsman, mas toma um rumo bem diferente – então vale a pena conferir as duas obras.
Watchmen
Episódios: 7
Plataforma: HBO Go
Depois do fracasso de crítica que foram as últimas temporadas de Game of Thrones, muitos consideraram que o formato clássico dos seriados de TV tinha perdido espaço de vez para as plataformas de streaming. E então a HBO revolucionou mais uma vez, adaptando e continuando um quadrinho que sempre foi tido como “inadaptável” (Zack Snyder que o diga). Watchmen foi uma das melhores coisas do entretenimento em 2019, e uma série necessária nos dias atuais.
PODCASTS
Projeto Humanos: O caso Evandro
Episódios: 25
Depois de um hiato de nove meses, o professor e escritor Ivan Mizanzuk retornou com a quarta temporada do podcast Projeto Humanos, um dos responsáveis pela nova onda de podcasts no Brasil. Acompanhando o caso do desaparecimento e assassinato do menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, em 1992, o podcast é uma aula de storytelling, que em breve vai virar livro e série de TV.
Episódios: 242
Um dos mais ouvidos do Brasil, o podcast apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis discute semanalmente temas polêmicos sempre com convidados especialistas, apresentando diversos argumentos e diferentes visões. Economia, política, comportamento, educação, ciência e saúde estão frequentemente em pauta.
Episódios: 226
Apresentado por Matias Pinto e Filipe Figueiredo, o Xadrez Verbal é um semanário de política internacional que pode facilmente passar de duas horas de duração a cada episódio. Mas isso não é de graça: a dupla repassa todos os acontecimentos da semana em todos os continentes, sempre com uma análise histórico-política e trazendo luz para o contexto atual. Ele conta até com um podcast “spin-off”, o Fronteiras Invisíveis do Futebol, que trata de história e geopolítica tendo como fio condutor o futebol.
Episódios: 22
Leila Germano participou de vários programas na podosfera brasileira até criar seu próprio podcast: Hoje Tem. Com muito humor e convidados divertidíssimos, o programa já abordou temas como emprego, militância, cultura pop e as derrotas nossas de cada dia.