Pokémon Masters é um dos jogos mobile mais lucrativos da Nintendo

Em sua primeira semana o game arrecadou o equivalente a R$ 106 milhões, ficando atrás apenas de Pokémon Go, que no mesmo período arrecadou cerca de R$ 230 milhões
Luiz Nogueira09/09/2019 15h43

20190829023400

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O jogo Pokémon Masters, o mais recente game mobile da The Pokémon Company em parceria com a DeNA, bateu recordes de receita gerada em sua primeira semana. Ainda assim o valor não foi suficiente para se igualar ao enorme sucesso de Pokémon Go no mesmo período.

Segundo estimativas do Sensor Tower, o jogo arrecadou cerca de US$ 26 milhões (aproximadamente R$ 106 milhões) em um período de sete dias após o lançamento em mais de 60 países, o que é suficiente para fazer com que Pokémon Masters consiga o feito de ser o segundo maior jogo mobile do universo de Pokémon.

Reprodução

O título superou Pokémon Quest, Pokémon Magikarp Jump e Pokémon Rumble Rush, que, em sua primeira semana, tiveram uma arrecadação de US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 12 milhões), US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 4 milhões) e US$ 300 mil (aproximadamente R$ 1,22 milhão), respectivamente.

Sem surpresa, a maior parte da receita gerada pelo jogo veio do país natal da Nintendo, o Japão, onde o game faturou US$ 16 milhões (aproximadamente R$ 65 milhões), ou cerca de 62% do total. Os Estados Unidos respondem por cerca de 17% da receita, com uma soma de US$ 4,5 milhões (aproximadamente R$ 18 milhões). Hong Kong, Taiwan e França completam o quadro dos cinco maiores mercados. O Sensor Tower acrescentou que 72% da receita veio de dispositivos iOS. Os aparelhos Android representam os outros 28%.

Mesmo com esses números altos, Pokémon Masters não conseguiu superar a receita de Pokémon Go durante seus primeiros sete dias. O jogo faturou U$$ 56 milhões (aproximadamente R$ 230 milhões), embora tenha sido lançado inicialmente apenas na Austrália, Alemanha, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Motivo do sucesso

De acordo com Paul Tassi, da Forbes, há duas razões para o sucesso inicial de Pokémon Masters. O primeiro deles é o esforço que a DeNA colocou no desenvolvimento do jogo, que pode ser visto no sistema de animações, histórias e batalhas. O segundo, e mais importante, é o modelo de monetização do título, que funciona de forma semelhante ao de Fire Emblem Heroes, oferecendo aos jogadores a opção de gastar dinheiro para recrutar treinadores mais poderosos. Considerando o valor arrecadado, parece que um número significativo de jogadores optou por gastar dinheiro do mundo real em microtransações para melhorar a sua equipe.

Pokémon Masters já pode ser baixado para dispositivos Android e iOS.

Via: Digital Trends

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital