Jogos antigos rodarão com HDR automático e 60 fps no Xbox Series X

A retrocompatibilidade continuará em alta na nova geração da Microsoft; mesmo títulos lançados para o Xbox original rodarão em 1440p ou 4K nos consoles que chegam em novembro
Renato Mota14/10/2020 16h53

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A Microsoft divulgou mais detalhes de como funcionará a retrocompatibilidade no Xbox Series X e Xbox Series S. O anúncio inclui melhorias para os jogos lançados nas gerações anteriores, como a adição automática de HDR e a capacidade de dobrar a taxa de quadros.

“Acreditamos fundamentalmente que você não só deve ser capaz de jogar todos os seus jogos do passado sem precisar comprá-los novamente, mas também que eles devem ter uma aparência, uma sensação e um desempenho melhor na próxima geração de consoles Xbox”, escreveu a empresa no comunicado oficial.

A promessa é que todos os títulos funcionarão com o desempenho máximo para a plataforma a qual foram originalmente projetados, com taxas de quadros mais altas e estáveis ​​e renderização em sua resolução e qualidade visual máximas. Os games também terão reduções significativas nos tempos de carregamento e o novo recurso chamado de Auto HDR.

“Milhares de jogos foram lançados antes do HDR ser introduzido pela primeira vez com o Xbox One S. Mesmo para alguns jogos do Xbox One, os desenvolvedores simplesmente não tinham os recursos de desenvolvimento ou tempo para implementá-lo”, explica a Microsoft.

O novo recurso adiciona automaticamente melhorias de HDR a jogos que foram lançados só com SDR. “O Auto HDR aprimora a qualidade visual de um jogo sem alterar a intenção artística original. O HDR automático é implementado pelo sistema sem nenhum custo de desempenho para a CPU, GPU ou memória ou latência’, completa a fabricante.

Outro recurso que melhorará o desempenho dos jogos antigos na nova geração dobra a taxa de quadros – em geral de 30 fps para 60 fps. A novidade, porém, diferente do Auto HDR, não será aplicável a muitos títulos devido à física original ou animações do jogo. Um dos games testados pela Microsoft foi “Fallout 4”, da Bethesda, que de fato teve sua taxa de quadros dobrada no Xbox Series S.

A nova geração também utilizará o método Heutchy para permitir que jogos renderizados em 720p (ou até 360p, como alguns do Xbox original) rodem em 1440p no Xbox Series S e 4K no Xbox Series X. A plataforma oferece ainda uma filtragem de textura aprimorada, com parte do catálogo de jogos com um aumento da filtragem anisotrópica, melhorando a qualidade de imagem dos jogos.

Os novos Xbox (lembrando, são dois modelos) serão lançados no Brasil ainda em Novembro, custando R$ 2.999 (Series S) e R$ 4.999 (Series X). A principal diferença entre eles é que o Series S não é capaz de renderizar jogos em 4K, por isso tem hardware menos potente, é menor e mais barato. Entretanto, ambos rodarão os mesmos jogos.

Seu principal concorrente, o PlayStation 5, chegará em 19 de novembro custando R$ 4.500 pela versão “All Digital”, sem leitor de Blu-Ray, e R$ 5.000 pelo modelo com leitor de discos.

Via: Xbox

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital