Atari posta detalhes sobre o desenvolvimento de seu console

Após críticas sobre os rumos e organização do projeto, empresa publicou um artigo detalhando o estado atual de desenvolvimento do hardware, software e gabinete do console
Rafael Rigues10/10/2019 14h39, atualizada em 10/10/2019 15h01

20191010115852-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Atari publicou um post no Medium detalhando o progresso do projeto VCS, seu novo console, em resposta a dúvidas levantadas por um artigo no The Register publicado após o pedido de demissão do engenheiro chefe do projeto.

Segundo a empresa a jornada do produto, de um “conceito misterioso” a um “sucesso no IndieGogo” foi “cheia de reviravoltas”, mas apesar de haver muito a ser feito até que o console esteja pronto para a produção, ele está “a cada dia mais perto”.

O artigo começa detalhando o hardware, baseado em um processador AMD Ryzen acompanhado por 4 ou 8 GB de RAM. Assim como o PlayStation 4 e o Xbox One, o Atari VCS é baseado em tecnologia dos PCs, mas com um design otimizado para uso em um gabinete compacto.

Reprodução

Para isso um sistema de refrigeração customizado foi desenvolvido, que usa aberturas na traseira para sugar ar do ambiente, que refrigera os componentes e é expelido pelo lado oposto. O ventilador é acoplado a sensores no processador, para que a velocidade de rotação possa ser controlada de acordo com a temperatura, evitando ruído excessivo e aumentando a eficiência do sistema.

O design dos componentes plásticos que formam o gabinete, segundo a empresa, está “praticamente completo” e passando pelo processo de ajustes de encaixe e finalização, essencial para facilidade de montagem na linha de produção e para que a aparência final corresponda às imagens conceito divulgadas para os consumidores. O mesmo processo está sendo realizado em uma outra fábrica, que está produzindo os controles Atari Classic Controler e Atari Modern Controller.

Reprodução

Por fim a Atari admite que, no momento, quando ligado o VCS se comporta mais como um PC comum do que como um console tradicional. Segundo a empresa, quem comprou o console durante a campanha de financiamento receberá hardware finalizado, mas software ainda em estado preliminar. Entretanto, a empresa afirma que há esforços em “diferentes estágios” para o desenvolvimento de uma interface própria, loja de aplicativos e apps, e que ‘mal pode esperar’ para mostrar isto ao mundo em eventos para a imprensa e parceiros que devem acontecer no final do ano.

A previsão atual é de que o Atari VCS seja lançado em Março de 2020. Atualmente o console está em pré-venda nos EUA, em seu site oficial e em redes como Walmart e GameStop.

Fonte: Medium

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital