Com inteligências artificiais (IAs) capazes de gerar desenhos de humanos, animais e animes aleatórios, era questão de tempo até que surgisse uma tecnologia criadora de “furries”, figuras animais ficcionais com características antropomórficas.
Fursonas, ou seja, a junção entres furries e personas, são geralmente utilizadas como avatares online para usuários. Agora, as figuras são geradas de modo aleatório por um algoritmo que cria “furries” que não existiam até então – ou seja, fursonas ilimitadas – e armazenadas no site This Fursona Does Not Exist.
De acordo com a descrição do próprio site, a IA foi treinada com um conjunto de dados de cerca de 55 mil imagens do fórum e621.net, que conta com um grande arquivo de “furries”, em sua maioria proibidos para menores de 18 anos. Além disso, as imagens são criadas utilizando a arquitetura de gráficos StyleGAN2, da Nvidia, que produz um número ilimitado de retratos humanos convincentes, mas falsos.
No geral, a IA gera fursonas muito boas, quase como se fossem feitas por artistas reais com diferentes níveis de habilidade. Só é possível perceber que uma máquina é responsável pelas figuras quando furries um pouco humanos demais aparecem na tela.
Ainda assim, o programador do site, que não revela seu nome real e se autointitula “arfa”, apela para que os usuários utilizem as fursonas com consciência. “Como as imagens são geradas por uma IA, elas não são protegidas por direitos autorais”, escreveu arfa no site. “Não reivindico propriedade legal ou direitos sobre nenhuma das imagens geradas por esta IA. Por favor, use-as com responsabilidade”, completou.
Via: Vice