Para marcar o Dia Mundial da Luta Contra AIDS, a Apple anunciou uma nova linha de acessórios e produtos cuja venda reverterá uma parcela do preço para a (RED). A (RED) é uma marca que visa arrecadar dinheiro para pesquisas sobre cura e imunização contra AIDS, e que já arrecadou mais de US$ 365 milhões desde sua fundação em 2006.
Os novos produtos incluem uma capinha com bateria extrea para o iPhone 7, uma capinha para iPhone SE, fones de ouvido sem fio Beats Solo 3 e o alto-falanto Bluetooth Beats Pill+. Essas novidades se juntam a uma série de produtos da empresa já lançado nesse mesmo esquema em outros anos; a lista de todos os produtos da Apple que revertem dinheiro para a (RED) pode ser vista aqui.
De acordo com a empresa, esse é o décimo ano em que a Apple e a (RED) fazem esse tipo de parceria. O dinheiro angariado com essas vendas é usado pela (RED) para custear programas que oferecem educação, exames e aconselhamento sobre AIDS, além de financiar a compra de medicamentos que permitem que a síndrome de imunodeficiência adquirida seja transmitida de uma mãe grávida para seu filho.
Outras formas de ajudar
Como o Engadget aponta, há ainda outras maneiras de contribuir para a organização que luta contra AIDS sem precisar comprar nada diretamente da Apple. Uma série de jogos populares da App Store oferecerão conteúdo bônus feito especialmente para a (RED); toda a receita advinda desses conteúdos irá diretamente para a organização. A lista dos 20 jogos participantes inclui Angry Birds 2, Clash of Clans, Candy crush Jelly Saga, Farm Heroes Saga e Plants Vc. Zombies heroes.
Também é possível contribuir para a organização realizando compra nas lojas físicas ou virtuais da Apple usando Apple Pay. Cada compra feita dessa maneira reverterá US$ 1 para a (RED), totalizando um máximo de US$ 1 milhão. E o Bank of America também doará US$ 1 para cada compra feita com seus cartões usando esse método de pagamento. A banda The killers lançou também o disco “Don’t Waste Yout Wishes”, cuja venda é totalmente revertida para a (RED) quando ele é comprado pelo iTunes.
Embora essa contribuição da Apple seja extremamente valiosa para a organização, ela se torna um pouco menos impressionante quando se considera a envergadura financeira da empresa. Apenas entre agosto e setembro de 2016, a empresa faturou US$ 46,9 bilhões, dos quais US$ 9 bilhões sobraram na forma de lucro líquido.