O FBI e polícias estaduais dos EUA prenderam dezenas de suspeitos de explorarem uma falha no software dos caixas eletrônicos do Santander para sacar mais dinheiro do que estava armazenado em suas contas.
Segundo relatos da mídia local, a maior parte das prisões (20) aconteceram em Hamilton, além de outras 19 na cidade de Morris County e 11 em Sayreville. Grupos menores de suspeitos foram presos em Bloomfield, Holmdel e Robbinsville, enquanto saques suspeitos também aconteceram em Woodbridge, cidades em todo o condado de Middlesex, Booton, Randolph, South Windsor, Newark, Montville, Hoboken e até mesmo em Nova York.
Falhas exploradas por gangues
De acordo com um porta-voz do Santander, fontes da comunidade de ameaças de inteligência e detalhes divulgados pelos departamentos policiais das cidades afetadas, gangues criminosas parecem ter encontrado um bug no software dos caixas eletrônicos do Santander.
O bug permitiu que os criminosos usassem cartões de débito falsos ou pré-carregados válidos para retirar mais dinheiro dos caixas eletrônicos do que o limite dos cartões.
We have been made aware of an ATM scam in which suspects are using Santander Bank ATM’s to fraudulently withdraw cash using fake debit cards. Since we have a branch in town (1765 Ellington Rd), we are asking any citizen using their ATM to use caution when withdrawing money (1/2)
— South Windsor Police Department PIO (@SWPD_PIO) August 18, 2020
Fontes da comunidade de ameaças de inteligência disseram ao site ZDNet que os detalhes sobre essa falha de software em particular foram inicialmente mantidos em sigilo e compartilhados ou vendidos entre membros de grupos de fraude bancária por vários dias. No entanto, os detalhes não permaneceram secretos por muito tempo: nesta semana, o bug vazou na internet e passou a ser compartilhado em chats de redes sociais, como Instagram e Telegram.
Como resultado, vários grupos criminosos passaram a explorar essa falha, resultando em um aumento repentino de saques em caixas eletrônicos do Santander e levando o banco a investigar o que estava acontecendo.
Falha em software de caixas eletrônicos Santander permitiu roubos. Imagem: Reprodução
Quando descobriu o problema, o banco apresentou queixa às autoridades. Logo o caso chegou ao FBI, que iniciou uma investigação multijurisdicional em Nova York, Connecticut e Nova Jersey. Para evitar mais perdas, o Santander fechou todos os caixas nesta terça-feira (18).
“O Santander tem o prazer de informar que, após os eventos de ontem, as agências estão abertas e os caixas eletrônicos estão novamente online, embora os caixas estejam abertos apenas para clientes Santander por enquanto”, disse um porta-voz da empresa nesta quarta-feira (19). “O banco espera ter caixas eletrônicos disponíveis para todos em um futuro próximo e pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar”.
O banco ressaltou que não houve impacto nas contas, dados ou fundos de seus clientes, além de acrescentar que seus funcionários estão seguros (referindo-se a uma troca de tiros entre membros de uma gangue que discutiram quanto à divisão do dinheiro roubado).
Via: ZDNet