Campanha alerta população sobre proteção de dados pessoais

Grupo cria iniciativa que visa conscientizar brasileiros sobre os riscos causados pelo uso indevido de dados
Redação15/10/2020 21h19, atualizada em 15/10/2020 21h47

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Na última quarta-feira (14), os setores brasileiros de telecomunicações, internet, financeiro, comércio e varejo lançaram a campanha #FiqueEsperto, que tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade de se adotar cuidados para proteger os dados pessoais.

Com a liderança Conexis Brasil Digital, entidade que corresponde ao setor de telecomunicações, a campanha também conta com o apoio da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação NEO, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Federação Nacional de Bancos (Febraban), Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

Reprodução

É preciso informação e atenção para não cair em armadilhas virtuais. Imagem: Tero Vesalainen

A intenção da campanha é alertar quem usa a internet e os serviços digitais sobre as ameaças e possíveis tentativas de fraudes que podem existir no ambiente virtual, visto que muitos usuários não têm noção das inúmeras modalidades de ataques existentes. Além de expor as possibilidades, a iniciativa também informará a população acerca dos cuidados necessários com explicações para que todos possam tomar atitudes para se proteger.

Os representantes das entidades apoiadoras se reuniram virtualmente para lançar a campanha e o hotsite da iniciativa, que já está no ar. Por meio da plataforma, todas as informações de segurança sobre o tema mencionadas anteriormente podem ser acessadas.

Faz parte da campanha, também, o envio de mensagens sobre as práticas de fraudes mais comuns e como evitá-las. Essa etapa da iniciativa, que se estenderá pelos próximos quatro meses, será promovida pelas operadoras de telefonia móvel e pelas demais entidades apoiadoras, que encaminharão as mensagens por e-mail para os clientes dos segmentos relacionados.

Via: TeleSíntese

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital