A Amazon alertou alguns consumidores em suas plataformas de venda sobre a extensão “Honey”. De acordo com a empresa, a ferramenta apresenta um risco de segurança aos internautas.
Além do alerta, a companhia recomenda que a extensão seja desinstalada imediatamente. A “Honey”, que foi adquirido no fim do ano passado pelo PayPal, foi acusada pela Amazon de “rastrear os hábitos de compras particulares dos usuários e coletar dados como histórico de pedidos e itens salvos”. A ferramenta é utilizada para procurar e aplicar cupons de desconto em compras feitas pela internet.
Amazon is telling shoppers that the browser extension Honey — it gives you coupon codes and other ways to save — is malware.
Paypal bought Honey in November for $4 billion. That’s one extensive piece of Malware. pic.twitter.com/Di6I8RAX2X
— Ryan Hutchins (@ryanhutchins) December 20, 2019
Uma das primeiras pessoas a notar o aviso foi Ryan Hutchins, editor do site Politico, que compartilhou a mensagem no Twitter. Diversos usuários responderam à publicação alegando que a Amazon realiza as mesmas práticas ao mostrar itens de interesse que podem apresentar preços menos no site.
Em entrevista ao Wired, um porta-voz da “Honey” negou que o acompanhamento feito pela extensão prejudique os clientes. “Usamos os dados apenas de maneiras que beneficiam diretamente os membros do Honey – ajudando as pessoas a economizar dinheiro e tempo”, disse.
Mesmo após o aviso, a extensão, que foi lançada para Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari, continua disponível e pode ser instalada por qualquer pessoa.
Via: Uol