Amazon e BlackBerry se unem para criar software automotivo

As empresas buscam criar uma plataforma que auxilie o desenvolvimento das montadoras, mas que também proteja o motorista de possíveis invasões
Luiz Nogueira08/01/2020 15h24, atualizada em 08/01/2020 15h47

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Com o avanço da tecnologia, os carros conectados parecem ser o futuro da direção. Mesmo com sistemas de última geração, sempre há problemas que podem comprometer a segurança. Pensando nisso, a BlackBerry se juntou à Amazon para desenvolver uma plataforma segura e eficiente.

A plataforma, baseada no sistema operacional QNX, vai oferecer mais segurança para que os fabricantes de carros possam desenvolver aplicativos de inteligência artificial e acessarem dados dos sensores dos veículos conectados, elétricos e autônomos.

O sistema permitirá que as montadoras executem uma plataforma de software comum para sistemas de veículos como controladores de motor, rastreadores de veículos (TCUs) e cockpits digitais. Ao mesmo tempo, usará a tecnologia AWS da Amazon para permitir o acesso aos dados do sensor do veículo e conectividade segura para o recebimento de atualizações de software.

No passado, a BlackBerry já investiu bastante em segurança de veículos, oferecendo o sistema Jarvis para ajudar montadoras a detectar bugs que poderiam ser explorados por hackers. Essa segurança é bastante importante, pois os carros estão rapidamente se tornando muito mais complexos.

A implementação de um assistente pessoal e recursos de internet das coisas – IoT – podem permitir que se detecte quando o motorista chega em casa para ativar o aquecimento, por exemplo. Caso uma falha de segurança exponha esses dados, hackers podem ter acesso a toda rotina de pessoas específicas, além de assumir o controle de equipamentos que estejam conectados. Por esse motivo, é importante um software complexo para cuidar de tudo isso.

Muitos produtos domésticos conectados apresentam vulnerabilidades de segurança. Por isso, a BlackBerry e a Amazon se uniram para tentar resolver qualquer problema que possa afetar diretamente os carros conectados.

Via: Engadget

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital