Por ser a rede social com o maior número de usuários do mundo, o Facebook tem em seu Marketplace um bom lugar para comprar e vender, com a possibilidade de separar os itens por regiões, como cidades e estados. No entanto, é preciso ficar atento às particularidades da plataforma, com regras sobre o que pode ou não ser comercializado.
Entre produtos novos e usados, é possível encontrar roupas, brinquedos, eletrônicos e até carros e imóveis. Na página de ‘Saiba Mais’ do serviço, o Facebook informa alguns dos itens que são proibidos. Assinaturas ou produtos digitais, armas, munições e explosivos, animais, drogas ilícitas, recreativas ou que exigem receita e produtos de tabaco são alguns dos que figuram na lista, que está disponível na íntegra na página de ‘Políticas Comerciais’, neste link.
Ferramenta está disponível em desktops e smartphones, pelo ícone da lojinha. Crédito: Facebook/Reprodução
O Marketplace pode ser acessado pelo ícone de uma lojinha, tanto em desktops (no lado esquerdo da home do Facebook) como em smartphones Android (na barra superior) e iOS (na parte inferior). Localizado o ícone, o próximo passo é definir se você quer comprar algo ou colocar um item à venda.
Como comprar e vender
Caso queira comprar pelo Marketplace, basta fazer uma busca no campo identificado com uma lupa, clicar no produto desejado e, em seguida, entrar em contato com o vendedor para tirar dúvidas ou acertar detalhes da compra. Vale lembrar que é importante checar as informações do vendedor e a descrição do produto antes de prosseguir com a negociação.
Para vender, o procedimento é mais detalhado. Primeiro, clique em ‘Vender Algo’, caso esteja em desktops, ou ‘Vender’, em smartphones. Depois escolha qual tipo de anúncio você deseja criar: itens, veículos ou casas, para venda ou locação.
No caso de itens, preencha o anúncio do produto com fotos, título, preço (caso seja gratuito, o valor deve ser zero), categoria, condição (novo ou usado), localização (de onde você está vendendo, disponibilidade (se você tem apenas uma unidade do produto ou vários em estoque) e também se você entrega o produto, ou se será necessário que o comprador faça a retirada.
O anúncio de veículos, por sua vez, necessita do preenchimento de campos diferentes. É preciso escolher o tipo de veículo (carros, motos, barcos, trailers, etc), ano, fabricante, modelo e o número de proprietários, localização, preço e descrição. Em cada tipo de veículo, é possível ainda preencher campos específicos, como cor externa, tipo de transmissão e quilometragem, além dos opcionais airbags, ar-condicionado, carroceria blindada, entre outros.
Os imóveis também possuem campos específicos. O primeiro passo é definir se é um imóvel para venda ou aluguel. Os tipos de imóveis disponíveis são apartamento, casa, quarto ou casa de campo, sendo necessário detalhar o número de quartos, banheiros, o preço (ou o valor do aluguel por mês) e o endereço. Também há campos opcionais, como a área em metros quadrados, valor do IPTU e condomínio e número de vagas de garagem.
Se em algum momento você não conseguir avançar nas etapas, é possível que algum campo obrigatório não tenha sido preenchido (ele vai estar destacado em vermelho). Concluída a criação do anúncio, você deve escolher onde ele será divulgado, se somente na área pública do Marketplace ou também em algum grupo de compra e venda que você participa. Depois, é só clicar em publicar e aguardar o contato de possíveis interessados.
Vagas de emprego
Um diferencial encontrado no Marketplace quando acessado por smartphones é a possibilidade de criar vagas de emprego dentro da opção ‘Vender’. O processo é parecido com os demais, sendo necessário preencher campos como título da vaga, nome da empresa que está contratando, descrição do cargo, salário e forma de remuneração (por hora, dia, semana, mês, etc) e opcionais como receber as candidaturas por e-mail, foto ilustrativa, perguntas para os candidatos e exigência de currículo. Por fim, basta publicar a vaga.