Não importa quão bons sejam os comentários de um aplicativo ou jogo. Há sempre a chance de você comprar, baixar e não se impressionar. Talvez não funcione como você esperava ou, pior ainda, nem funcione. A boa notícia é que você pode solicitar um reembolso.

Ao solicitar um reembolso na Google Play, as coisas podem ser um pouco complicadas. O Google nem sempre fornece reembolsos, mas, se você fizer a solicitação dentro de 48 horas, não deverá ter problemas.

Para começar, abra um navegador (melhor no desktop ou notebook) e acesse a página da sua conta do Google Play . É exatamente o mesma Google Play que você acessa no smartphone, somente com a tela ampliada, logicamente.

Role para baixo até ver seu histórico de pedidos e encontrar o aplicativo que você deseja que seja reembolsado. À direita do item, você verá três pontos verticais. Clique nesses pontos e, em seguida, selecione a única opção que aparece, que é “Informar um problema”.

Reprodução

Agora você verá uma nova janela aparecer. No menu suspenso, você verá algumas possíveis razões para solicitar um reembolso. Selecione o mais relevante para sua situação. As opções estão listadas aabaixo:

  • Eu comprei isso por acidente
  • Eu não quero mais essa compra
  • A compra foi feita por um amigo ou familiar sem consentimento
  • Eu não reconheço esta compra ou cobro
  • Eu comprei isso, mas não recebi
  • A compra está com defeito ou não funciona como anunciado

Dependendo da opção escolhida, o Google exibirá sugestões de texto adicionais. Nenhum deles impede que você avance com a solicitação, portanto, insira uma breve descrição do motivo pelo qual você precisa de um reembolso e clique no botão “Enviar”.

Depois que um pedido de reembolso tiver sido enviado, você deverá receber um e-mail com a resposta do Google. Normalmente esse retorno chega em torno de 15 a 20 minutos.

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android