Desde o Windows 8, a Microsoft tem investido no navegador Edge, que é considerado o substituto do Internet Explorer. Apesar de ter ido bem em certas partes, a Microsoft não conseguiu atingir muita popularidade com a “primeira nova versão” do navegador e, recentemente, lançou o “Microsoft Edge” com o motor do Chromium, o mesmo utilizado no popular Google Chrome.
Já nesta semana, a versão estável do Microsoft Edge foi atualizada e está com alguns recursos novos, que podem se mostrar bem interessantes para seus usuários. A seguir, confira quais são as principais novidades do Microsoft Edge 86.
Mudar a imagem da nova guia
Para ter um visual mais agradável na hora de mexer no navegador, muita gente recorre a temas para ter imagens diferenciadas. Já a última versão do Edge, além de continuar com o suporte a tema, agora deixa você utilizar imagens próprias para o layout das abas abertas no navegador.
Modo Internet Explorer
Apesar de já estar descontinuado faz um tempo, muitos sites ainda só abrem corretamente no Internet Explorer, o antigo navegador da Microsoft. Assim, para não ter que abri-lo, o Edge ganhou um tipo de “modo de compatibilidade”, que faz sites entenderem que ainda estão sendo abertos no Internet Explorer.
Por padrão, vale notar, este modo do “Internet Explorer” vem habilitado para entrar em ação apenas em sites incompatíveis com o Edge. Já outros detalhes de como ele funciona podem ser modificados nas configurações do navegador.
Mais opções na hora de fazer um download
Um recurso extremamente simples, mas que fez falta no “Novo Edge” eram mais opções na hora de salvar um arquivo. Diferente do que ocorre na maioria dos concorrentes, o Edge só permita baixar os arquivos, mas não simples abri-los ou salvá-los em um local diferente com o “Salvar como”.
Diferente da última opção listada por nós é necessário habilitar a função “Perguntar o que fazer com cada download” para que as novas ações sejam listadas na hora de salvar um arquivo.
Monitor de senhas
Assim como o Google Chrome, o Microsoft Edge também ganhou um recurso para poder monitorar as senhas de seus usuários e informar sobre possíveis vazamentos, inclusive, sugerindo a troca da senha quando necessário.
A nova função deve vir ainda desabilitada por padrão e, ao menos nos testes do Olhar Digital, ela ainda não apareceu nos menus do navegador.
Outras mudanças
Além das principais novidades listadas acima, o Edge também recebeu melhorias em seu leitor de arquivos PDFs e, arquivos baixados por ele, agora podem ser apagados sem a necessidade de abrir o “Explorador de arquivos” do Windows.