WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros na quarentena

Ranking da ESPM lista 9 apps populares no país durante a pandemia; Instagram e YouTube fecham as três primeiras posições
Daniel Junqueira31/07/2020 20h28, atualizada em 01/08/2020 16h00

20200612110901

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A quarentena aumentou o uso de aplicativos de celulares no Brasil, e um estudo da ESPM aponta quais são os serviços mais populares entre os brasileiros durante o período. Como de costume, redes sociais estão em alta, assim como o consumo de vídeos online.

O WhatsApp foi apontado por 97% dos entrevistados como uma ferramenta fundamental para as atividades diárias durante a pandemia. O aplicativo sempre foi muito populoar no Brasil, então a liderança não chega a surpreender. Ainda assim, os números mostram que é muito difícil encontrar alguém que não tenha uma conta no mensageiro.

Em segundo lugar aparece outro serviço pertencente ao Facebook: o Instagram, citado por 88% dos entrevistados. A rede social de fotos vem ganhando diversos novos recursos por aqui nos últimos meses, incluindo uma recém-aberta loja chamada Instagram Shop.

O consumo de vídeo no celular também está em alta na pandemia, com o YouTube sendo citado por 75% dos entrevistados, e a Netflix por 68%. De acordo com o estudo, 77% dos brasileiros assistem vídeos no smartphone como forma de se distrair. Outro serviço de vídeo citado é o Amazon Prime, citado por 24% dos entrevistados.

O estudo ainda mostra que diferentes faixas etárias fazem usos diferentes do celular. Para usuários acima dos 45 anos, a principal função dos aplicativos é manter contato com amigos e parentes, enquanto aqueles entre 25 e 34 anos são os que mais usam o aparelho para pedir comida. Os mais jovens, com até 17 anos, gostam mais de apps para assistir filmes, séries e vídeos em geral.

Os aplicativos mais usados pelos brasileiros na pandemia, segundo a ESPM

  • WhatsApp (97%)
  • Instagram (88%)
  • YouTube (75%)
  • Netflix (68%)
  • Zoom (52%)
  • iFood (41%)
  • Amazon Prime Video (24%)
  • TikTok (23%)
  • Microsoft Teams (16%)

Via: ZDnet

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital