Em tempos de pandemia de Covid-19, uma ferramenta que se popularizou no mundo todo foi o Zoom. Com sede em San Jose, na Califórnia, a empresa que oferece serviços de videochamadas tem sido muito útil a alunos, funcionários em home office e até aos profissionais da saúde.
Todavia, a digitalização do nosso cotidiano não precisa ficar em uma só premissa: quem entende um pouco de programação pode buscar por mais. É pensando nisso que a organização sem fins lucrativos Free Software Foundation (FSF) indicou uma série de softwares de comunicação gratuitos, que também podem ser utilizados durante o período de isolamento social— e até depois. Confira:
Chamadas de Áudio
Mumble
Esse programa funciona para todos os principais sistemas operacionais e foi criado inicialmente para ser usado por jogadores durante disputas online. O usuário pode criar um canal ou ingressar em um servidor, onde é possível realizar conversas de áudio.
A qualidade do som é de baixa latência, ou seja, há um atraso mais curto entre quando algo é dito por um lado e quando é ouvido pelo outro. Além disso, há tecnologia de cancelamento de eco caso os usuários utilizem alto-falantes ou hardwares de som de baixa qualidade. Todos os diálogos são criptografados para a segurança dos participantes. O nome do host pode ser personalizado e o software, que é de código livre, se adapta aos jogos de modo personalizável. Isto é, podem ser gravadas as conversas e sobrepostas as vozes dos jogadores para dar senso de hierarquia, direção ou de distância entre uma pessoa e outra. O Mumble opera em Android e iOS. Para mais informações, acesse o site da empresa.
Asterisk/SIP
Por meio deste software livre é possível gerenciar linhas telefônicas tradicionais. Ou ainda, dá para operar os telefones de conferência de uma empresa. Isso porque o Asterisk se conecta a equipamentos de telefonia digital e analógica por meio de vários dispositivos de hardware, incluindo um que é produzido pelos patrocinadores da empresa, a Digium.Dentre seus vários serviços, o software fornece correio de voz com diretório, conferência de chamadas, resposta interativa de voz e enfileiramento de ligações. Segundo o site da companhia, o Asterik é usado por Server Message Blocks (SMBs), call centers, operadoras e governos em todo o mundo. Para saber mais sobre as várias possibilidades do recurso, acesse o site da Asterisk.
Videochamadas
Jitsi
Essa plataforma utiliza um servidor central para coordenar os chamadores e as salas de bate-papo por vídeo. O principal deles é o Jitsi Meet, que nem sequer precisa de cadastro para funcionar. É bem simples, basta dar um nome para a sua sala e passar o link para outras pessoas. A vantagem é que, ao contrário do Zoom, o Jitsi não possui graves violações de privacidade ou ameaças à liberdade do usuário. Além disso, entre o vasto conjunto de softwares livres, o Jitsi Meet é o que permite compartilhar a tela, gravar a reunião e reproduzir um vídeo do YouTube. Ele está disponível para download no Google Play ou na App Store. Para conhecer outros recursos, acesse o site da Jitsi.
Jami
A plataforma de comunicação universal e distribuída promete proteger a privacidade dos usuários. A sua ferramenta de arquitetura fica na posse de todos e não há necessidade da permissão de um servidor central para funcionar.O software permite chamadas de vídeo distribuídas, chat de texto e compartilhamento de tela. É oferecido graças à uma parceria entre desenvolvedores do Google Summer of Code e as universidades de pesquisa Polytechnique Montréal e Université du Québec à Montréal. Saiba mais no site da Jami.
OBS (Open Broadcaster Software)
Esse recurso trabalha com o conceito de streaming de vídeos. Serve tanto para gravação quanto transmissões ao vivo. É possível combinar filmagens da webcam com slides de conferência ou ainda reproduzir jogos de software livre. A iniciativa tem suporte para o Windows 7, OS X 10.10 e Ubuntu 14.04, ou posteriores. Entenda mais como realizar as conferências em tempo real no portal OBS Project.
Chat de texto
XMPP
Opera com base no protocolo aberto Extensible Messaging and Presence Protocol, com alvo em mensagens instantâneas. De acordo com a própria XMPP, esse funcionamento está distribuído em milhares de servidores através da internet, que são usados por cerca de dez milhões de pessoas em todo mundo. O XMPP é ideal para quem quer enviar uma mensagem mais sigilosa em particular, ou ainda criar um chat de modo seguro. A segurança só é possível, pois os servidores controlam suas próprias conversas, que podem ser criptografadas pelo chefe do servidor com uma senha privada para cada membro da equipe. Os servidores funcionam em Linux, macOS, Windows, entre outros. Para mais informações, consulte o site oficial da XMPP.
IRC(Internet Relay Chat)
O IRC é uma forma de manter um bate-papo baseado em texto em tempo real. É nada mais do que um tradicional protocolo de comunicação utilizado na Internet, documentado em 1993. Ele começou a decair em 2003, com o surgimento do MSN Messenger, que permitia não só trocar textos, mas também oferecia conversas via webcam. Todavia, o antigo protocolo ainda está disponível nos dias atuais por meio da plataforma web IRC. É possível adentrá-la usando Emacs.
Outras alternativas
E-mail criptografado
Essa opção é a mais antiga de todas e talvez a mais complicada, já que a sua configuração pode ser bem desafiadora. Entretanto, em termos de privacidade, usar um e-mail criptografado para enviar uma mensagem sigilosa pode ser uma boa escolha, principalmente para empresas.
Não se trata de serviços como o do Gmail, Hotmail, Outlook e Yahoo. As opções criptografadas são bem mais desconhecidas. Entre elas, está o ProtonMail, que pode ser acessado em Android e iOS, e que utiliza criptografia de ponta-a-ponta, VPN, autenticação de dois fatores e criptografia de código aberto. Tudo em nome do sigilo. Para saber mais, consulte o site do ProtonMail.
Discourse
Com base em um software disponível ao público, essa ferramenta oferece fóruns de discussões modernos, que podem ser úteis para organizar tópicos de conversa. Tem uma interface bem simplificada, sendo possível instalá-la em menos de 30 minutos. O Discourse possui rolagem infinita das páginas, atualizações ao vivo, links de expansão e possibilidade de arrastar e soltar anexos. Uma curiosidade é que a própria comunidade é quem constrói o “sistema imunológico” para defender ela mesma de trolls, malfeitores e spammers. Para atualizações sobre as notificações dos fóruns da ferramenta é possível acompanhar tudo por aplicativos Android e iOS. Para mais informações, acesse o site da empresa.