Com o início da temporada adiada por conta da pandemia de Covid-19, a Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira (20) o lançamento do F1 Esports Virtual Grand Prix series, um campeonato virtual, que incluirá diversos pilotos profissionais da categoria.
As corridas virtuais acontecerão no lugar de cada Grand Prix adiado, começando já neste domingo (22), com o GP do Bahrein, a partir das 17h (horário de Brasília). Cada corrida subsequente será substituída por sua versão virtual, em um calendário programado para durar, a princípio, até maio, mas podendo ser adiado se a crise do novo coronavírus persistir.
A primeira corrida do campeonato terá os pilotos da F1 posicionados no grid de largada juntamente com outros famosos, que serão anunciados “em seu devido tempo”. Para garantir a segurança dos pilotos, todos participarão remotamente, e as corridas serão transmitidas ao vivo na Gfinity Esports Arena (ou remotamente, se necessário).
A série usará a versão para PC do jogo oficial da franquia, o ‘F1 2019’, desenvolvido pela Codemasters. O primeiro GP virtual na pista de Sakhir será uma corrida com 50% da duração (28 voltas). A transmissão, disponível nos canais oficiais da Fórmula 1 no YouTube, Facebook e Twitch, deverá ter duração de 1h30, incluindo uma qualificatória para determinar a ordem dos pilotos no grid de largada, como num GP real.
As configurações do jogo serão alteradas de forma a incentivar corridas competitivas, diminuindo a diferença programada entre as habilidades dos pilotos. Isso inclui a execução de configurações fixas para um desempenho igual dos carros, danos reduzidos no veículo e freios antibloqueio, e controle de tração para aqueles com menos experiência no jogo.
De acordo com um comunicado oficial, o F1 Esports Virtual Grand Prix series é apenas para entretenimento, de forma a “levar a ação das corridas para os fãs nesse cenário sem precedentes pelo qual o mundo foi afetado”. A Fórmula 1 afirma ainda que os pilotos não ganharão pontos no Grand Prix virtual para serem somados no campeonato real.
Durante os finais de semana sem corridas programadas, a Fórmula 1 fará corridas de exibição, para que fãs possam competir lado a lado com seus pilotos favoritos. Mais detalhes serão divulgados nas redes sociais oficiais da Fórmula 1.
Via: Formula 1