Em meio à pandemia, Google vê aumento nas buscas e crescimento de 13%

De acordo com a empresa, as medidas de isolamento social adotadas por alguns países influenciaram numa maior demanda por serviços como aplicativos e streaming de vídeos
Renato Mota29/04/2020 16h04

20190610122203

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A pandemia do novo coronavírus causou um aumento significativo na atividade de alguns dos serviços do Google, especialmente as pesquisas, download de aplicativos e exibição de vídeos no YouTube. Os números foram revelados pela Alphabet, ao anunciar seus resultados financeiros para o primeiro trimestre de 2020.

“Para colocar em perspectiva, nos EUA, a atividade de pesquisa relacionada ao coronavírus em seu pico foi quatro vezes maior do que durante o pico do Super Bowl”, afirmou o CEO do Google, Sundar Pichai. O download de aplicativos do Google Play aumentando 30% entre fevereiro e março, e o executivo ainda destacou a transmissão ao vivo do show do cantor Andrea Bocelli durante a Páscoa, que teve mais de 39 milhões de visualizações.

Por outro lado, a empresa observou um declínio nas ativações de dispositivos neste trimestre devido à queda na demanda global do consumidor – sem especificar números. Ainda assim, o Google possui mais de 2,5 bilhões de dispositivos ativos mensais do Google Play.

A Covid-19 ainda influenciou num aumento de demanda por ferramentas de educação a distância, o que elevou a procura por Chromebooks em 400% na semana de 21 de março em comparação com o ano anterior. De acordo com a empresa, 100 milhões de estudantes estão utilizando suas ferramentas de educação – o dobro do número do início de março.

Apesar da crise que está se abatendo sobre a economia global, o Google anunciou que sua receita aumentou em 13% no comparativo ano a ano, atingindo o patamar de US$ 41,2 bilhões. A expectativa do CFO do Google, Ruth Porat, para o próximo trimestre é de muita dificuldade para o setor de publicidade, que continua sendo o maior impulsionador de receita da empresa.

Via: Endgadget

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital