Drones equipados com alto-falantes estão sendo usados em algumas cidades e vilas na China para criticar pessoas que estão se aventurando em público sem usar uma máscara, contrariando a orientação das autoridades de saúde locais para o combate à epidemia do novo Coronavírus.
Em Muyang, na província de Liaoning, guardas de trânsito usaram um drone para “puxar a orelha” de pedestres desprotegidos. Em um vídeo, é possível ver um drone de aproximando de uma pessoa e dizendo “Cadê sua máscara? Use sua máscara!”.
Traffic police in Muyang, China, using drone to check on passengers and then giving orders remotely via loudspeaker æ²Â阳女交è¦ç”¨æ— 人机指挥路人戴å£罩 #CoronavirusOutbreak #coronavirus #æ¦æ¼¢ #æ¦æ¼¢è‚ºç‚Ž #天滅ä¸å…± #æ¦æ˜Œèµ·ç–« #æ¦æ±‰è‚ºç‚Ž #æ–°åž‹å† 状病毒 pic.twitter.com/RahleMqOGx
— 曾錚 Jennifer Zeng (@jenniferatntd) January 31, 2020
O uso de drones para monitorar o comportamento da população pode parecer algo “orwelliano”, saído direto de livros como 1984 ou da série Black Mirror. Entretanto, dada a situação, há quem defenda a prática.
Um comentário afirma: “Esta é uma maneira de controlar a propagação do vírus. Não é algo violento, e não é uma vigilância que a pessoa desconhece. Você pode ver o drone. É literalmente uma medida de saúde pública”.
Até o momento, 17.485 pessoas estão infectadas com o novo coronavírus, a maioria delas (17.302) na China. Outras 362 morreram.
Fonte: The Independent