Uma vasta lista de eventos sobre tecnologia que aconteceriam no primeiro semestre deste ano foi cancelada em decorrência do coronavírus. Agora, ao que tudo indica, essa mudança, que era para ser temporária, pode alterar definitivamente a dinâmica desse mercado.

Exemplo e precursora dessa mudança, a O’Reilly Media, companhia que publica sites e livros e organiza conferências sobre a era digital, fechou sua unidade de eventos presenciais. A partir de então, tudo o que a empresa fizer será digital.

“Hoje, estamos compartilhando a notícia de que tomamos a decisão muito difícil de cancelar todas as futuras conferências pessoais da O’Reilly e encerrar esta parte de nossos negócios. Sem entender quando essa emergência de saúde global chegará ao fim, não poderemos planejar ou executar um negócio que será mudado para sempre como resultado dessa crise. Com grandes fornecedores de tecnologia movendo seus eventos completamente on-line, acreditamos que o cenário está preparado para um novo avanço normal quando trata de eventos presenciais”, explicou Laura Baldwin, presidente da O’Reilly Media, em declaração oficial.

Além disso, a companhia já demitiu 75 funcionários, dos quais são, em sua maioria, são do setor de eventos. Editores, engenheiros, quatro vice-presidentes e um vice-presidente sênior também foram dispensados.

Já a Drupal, desenvolvedora de um sistema de gerenciamento de conteúdo, foi obrigada a cancelar a própria conferência, a DrupalCon. Sem a verba do evento anual, a empresa cogita parar de funcionar.

“Com mais de 3 mil participantes, a DrupalCon não é apenas o principal evento da comunidade Drupal – é também a alavanca financeira mais importante para apoiar a Associação Drupal e a equipe, serviços e infraestrutura que eles fornecem ao projeto Drupal. Apesar dos esforços para diversificar seu modelo de receita, a Associação Drupal permanece altamente dependente do DrupalCon”, afirmou Dries Buytaert, desenvolvedor do sistema Drupal. De acordo com ele, a conferência é responsável por uma receita de US$ 400.000 a US$ 1,1 milhão por ano.

Isso não quer dizer que todos os eventos de tecnologia desaparecerão, mas o número provavelmente mudará a dinâmica dessas companhias à medida que mais empresas migrem para eventos virtuais ou enfrentem riscos financeiros. O impacto financeiro da pandemia obriga empresas a reavaliarem benefícios e custo ao patrocinarem ou pagarem a participação dos seus funcionários nesses eventos.  

 

Via: ZDNet