Engenheiros da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, desenvolveram um mini laboratório portátil que pode ser conectado ao smartphone e diagnosticar doenças infecciosas, como o coronavírus. A tecnologia conecta o usuário com um médico através de um aplicativo desenvolvido pela universidade. Para fazer o exame, basta uma gota de sangue ou saliva no chip do dispositivo.

“É uma ferramenta de diagnóstico rápido que você pode usar em casa. No momento, são necessárias várias horas ou até dias para diagnosticar em um laboratório, mesmo quando as pessoas estão apresentando sintomas”, afirmou Chong Ahn, professor de engenharia elétrica e biomédica da UC. Ahn foi um dos responsáveis pelo dispositivo, junto com o aluno de pós-graduação da universidade Sthitodhi Ghosh.

O usuário precisa apenas colocar o chip do aparelho na boca e depois conectá-lo no espaço reservado no dispositivo. Os resultados são transmitidos automaticamente ao médico pelo aplicativo. Além do coronavírus, é possível detectar doenças como malária, HIV e outras. “O desempenho é comparável aos testes de laboratório. O custo é mais barato e é fácil de usar. Queríamos simplificar para que qualquer pessoa pudesse usá-lo sem treinamento ou apoio”, destacou o professor.

Reprodução

Gosh afirmou ainda que o teste possui outra vantagem. A possibilidade de o teste ser realizado com saliva ao invés de uma agulha evita o estresse de um exame comum. O dispositivo ainda pode ajudar em avaliações da saúde mental do paciente. Segundo Ahn, é possível detectar mudanças hormonais ou de biomarcadores ligados à depressão e ansiedade.

Via: UOL