O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, anunciou nesta quinta-feira (30) em sua conta no Twitter que recebeu resultado positivo de um teste para a Covid-19. Primeiro brasileiro a ir ao espaço, Pontes diz “estar bem”, e apenas com “sintomas de gripe e dor de cabeça”.

Ele terminou a mensagem afirmando que retomará as atividades presenciais “em breve” e enviando “cotoveladas espaciais” aos seguidores, referência ao gesto (um toque dos cotovelos) que vem sendo recomendado como uma alternativa aos abraços e apertos de mão.

Segundo o jornal Folha de São Paulo o ministro afirmou, após uma transmissão ao vivo na noite desta quarta-feira, que vai tomar o vermífugo Anitta (Nitazoxanida), que foi recomendado por sua pasta como tratamento para a Covid-19. “Vou até entrar nos testes da nitazoxanida, agora eu posso”, disse.

Entretanto, um estudo da USP realizado em meados de julho concluiu que a Nitazoxanida e outro vermífugo, a Ivermectina, não tiveram desempenho satisfatório na eliminação do Sars-Cov-2 em testes in vitro.

Recentemente o Presidente Jair Bolsonaro foi infectado e passou por um período de quarentena no Palácio da Alvorada. Sua esposa Michele Bolsonaro também anunciou um resultado positivo nesta quinta-feira. Entre outros ministros que contraíram a Covid-19 estão Milton Ribeiro (da Educação) e Onyx Lorenzoni (da Cidadania).