Covid-19: Porto Alegre vai multar em R$ 417 idosos que saírem de casa

Idosos com mais de 60 anos ainda podem sair para realizar atividades consideradas essenciais; decreto visa diminuir os casos de infecção em pessoas que fazem parte do grupo de risco
Luiz Nogueira24/03/2020 18h25

20200324032958

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma das recomendações do Ministério da Saúde é de manter os idosos em casa durante o período de contágio do novo coronavírus no Brasil. Isso porque fazem parte do grupo de risco da doença. No entanto, muitos deles, em vários locais do país, estão descumprindo essas orientações.

Para tentar resolver essa situação e mantê-los dentro de casa, a prefeitura de Porto Alegre aprovou no domingo (22), a aplicação de multa para pessoas com mais de 60 anos que estiverem fora de sua residência sem justificativa.

A medida, que entrou em vigor nesta terça-feira (24), terá a duração de 30 dias e tem como objetivo diminuir o número de casos da doença nessa faixa etária.

Obviamente, sair de casa para os considerados serviços essenciais, como mercados, farmácias e hospitais, ainda é permitido. O valor da multa pode chegar a R$ 417 e será aplicada para todos os que saírem por qualquer motivo que não seja de necessidade.

Agentes de fiscalização estarão a postos para verificar a idade de todos que circularem pela cidade. Por esse motivo, a prefeitura recomenda que todos devem portar seus documentos de identificação. Além da multa, os idosos que descumprirem a medida serão advertidos verbalmente e conduzidos de volta para casa.

Via: G1

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital