YouTube começa a exibir vídeos em baixa qualidade por padrão no Brasil

Conteúdo será transmitido em 480p por padrão no mundo inteiro para aliviar peso sobre a infraestrutura de internet
Renato Santino24/03/2020 16h37, atualizada em 24/03/2020 16h50

20200320121305-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

O Google decidiu expandir para o mundo inteiro as medidas tomadas na Europa para aliviar o peso do YouTube sobre a infraestrutura da internet da região. A partir de agora, a plataforma de vídeos transmitirá em qualidade de 480p por padrão.

Isso não significa que será impossível ver vídeos em qualidade mais alta, mas que o conteúdo será exibido inicialmente em baixa definição. Se o usuário preferir, ele pode entrar nos ajustes e aumentar a resolução.

“Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com governos e operadoras de rede em todo o mundo para minimizar o impacto no sistema durante essa situação sem precedentes. Na semana passada, anunciamos que estamos temporariamente exibindo os vídeos do YouTube com qualidade de definição padrão (SD) na União Europeia. Dada a natureza global dessa crise, a partir de hoje expandimos essa mudança para o mundo todo”, diz um representante do Google.

O movimento de redução de qualidade do streaming começou com a União Europeia contatando empresas como Netflix para que cortassem a taxa de bits da transmissão aos usuários em um momento que cada vez mais pessoas ficam em casa devido ao coronavírus. Com mais pessoas em casa, aumenta o consumo de serviços de vídeo, estressando a infraestrutura de rede global.

No Brasil, o Globoplay foi o primeiro serviço a confirmar a restrição de qualidade de vídeo, seguido pelo YouTube. A Netflix já falou que pode adotar essa medida no país se julgar necessário, mas até o momento ainda não confirmou.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital