Agências espaciais se unem para medir o impacto da Covid-19 no planeta

Painel online reúne dados coletados por satélites dos EUA, Europa e Japão, e mostra como a doença afetou o tráfego de aeroportos, o envio de mercadorias, as luzes das cidades e a produção agrícola
Rafael Rigues25/06/2020 18h53, atualizada em 25/06/2020 19h03

20200205102904

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As agências espaciais dos EUA (Nasa), Europa (ESA) e Japão (Jaxa) anunciaram nesta quinta-feira (25) a criação de um painel online que mostra o impacto da Covid-19 na economia e no meio ambiente, de acordo com uma série de indicadores extraídos de observações feitas por satélites.

O Painel de Observação da Terra permite que os usuários explorem como a pandemia em andamento afetou o tráfego de aeroportos, o envio de mercadorias, as luzes noturnas da cidade e a produção agrícola em locais em todo o mundo. Também inclui dados sobre gases de efeito estufa, qualidade do ar e da água.

“A pandemia não está apenas deixando um impacto impressionante no sofrimento humano. Também está tendo um impacto global que podemos documentar do espaço”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA. “Nossas três agências espaciais perceberam que, se pudéssemos combinar forças, poderíamos usar um conjunto mais poderoso de ferramentas analíticas nesta crise que evolui rapidamente”.

Um exemplo destas ferramentas foi o uso dos satélites ALOS-2 da JAXA e Sentinel-1 da ESA para observar a densidade de carros recém-produzidos estacionados em uma fábrica perto do Aeroporto Internacional de Pequim – Capital. O painel mostra como a quantidade de veículos despencou entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, após o surgimento do novo coronavírus na China, e a retomada da produção desde abril.

O painel continuará sendo atualizado com observações de satélite à medida que a pandemia do COVID-19 continuar. “Nossas equipes estão esgotadas, mas também muito orgulhosas de ter nosso trabalho apresentado hoje para uma audiência global”, disse Josef Aschbacher, diretor dos Programas de Observação da Terra da ESA.

Fonte: The Verge

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital