SpaceX vai construir espaçoportos flutuantes para lançar a Starship

Segundo Elon Musk, instalações serão usadas em viagens hipersônicas entre cidades na Terra, e também em viagens à Lua ou Marte
Rafael Rigues17/06/2020 12h05, atualizada em 17/06/2020 12h09

20190730123145

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma vaga de emprego postada no site da SpaceX chamou a atenção recentemente. O anúncio procura “engenheiros de operações em alto-mar” para a construção de uma instalação marítima para o lançamento de foguetes.

No Twitter, Elon Musk afirmou que sua empresa está construindo espaçoportos flutuantes para foguetes da categoria Super Heavy, que serão usados no lançamento da Starship em viagens a Marte, Lua e viagens hipersônicas ao redor do mundo.

Ainda em desenvolvimento, os foguetes Falcon Super Heavy terão 70 metros de altura, 9 metros de diâmetro e de 24 a 37 propulsores Raptor. Para comparação, o Falcon 9 que levou dois astronautas à Estação Espacial Internacional tem 70 metros de altura, 3,7 metros de diâmetro e 9 motores Merlin 1D+, muito menos potentes.

Segundo a SpaceX, a Starship poderá cobrir o trajeto entre quaisquer duas cidades no planeta em menos de uma hora, com a maioria dos vôos para grandes centros na Europa e Ásia levando 30 minutos.

A decisão de construir bases de lançamento em alto-mar traz vários benefícios para a SpaceX. Entre eles a possibilidade de operar seus foguetes próximos a grandes cidades sem preocupação com o nível de ruído, e de acordo com suas próprias regras. Bases atuais como o Kennedy Space Center, na Flórida, pertencem ao governo dos EUA e estão sujeitas a regulamentação federal.

Fonte: TechCrunch

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital