SpaceX faz história e coloca astronautas em órbita

O tempo ajudou e o lançamento da Demo-2 ocorreu exatamente como esperado. Crew Dragon deve se acoplar à Estação Espacial Internacional neste domingo
Rafael Rigues30/05/2020 19h37

20200530045200

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Neste sábado (30), a SpaceX se tornou a primeira empresa comercial a colocar humanos em órbita. A missão Demo-2 decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, às 16h22 rumo à Estação Espacial Internacional.

O lançamento ocorreu exatamente como programado, incluindo o pouso do primeiro estágio do foguete Falcon 9 na balsa robótica “Of Course I Still Love You”. A previsão do tempo indicava apenas 50% de chances de clima favorável ao lançamento, mas as nuvens deram uma trégua cerca de 20 minutos antes da decolagem.

Assim como na última quarta-feira (27), os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley foram até a histórica plataforma de lançamento 39A, a mesma usada para lançar a Apollo 11 rumo à Lua em 1969, a bordo de dois Tesla Model X brancos. Nos 20 minutos de trajeto, ouviram Back in Black, de AC/DC, Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e o hino nacional norte-americano.

ReproduçãoDinossauro de brinquedo levado por Bob Behnken flutua em frente à câmera. Fonte: SpaceX

Por precaução, devido à pandemia de Covid-19, poucas pessoas estiveram presentes. A Nasa recomendou ao público que assistisse o lançamento de casa, e que a imprensa reduzisse o número de sua equipe, mantendo o distanciamento social recomendado de dois metros entre as pessoas. Ainda assim, durante o trajeto até a plataforma, foi possível ver várias pessoas ao lado da estrada, acenando para os carros dos astronautas e tirando fotos.

A próxima etapa da missão é a chegada dos astronautas à Estação Espacial Internacional, algo que deve acontecer neste domingo às 11h29 (horário de Brasília), 19 horas depois do lançamento. A duração da Demo-2 ainda não foi definida pela Nasa, mas será de ao menos 30, e no máximo 120 dias.

Você pode acompanhar a transmissão ao vivo de toda a missão logo abaixo, diretamente do canal da Nasa no YouTube.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital