SpaceX lança mais dois satélites para o plano global de internet

Satélites JCSAT-18 / Kacific vão fornecer serviços de internet na região da Ásia-Pacífico, inclusive em regiões menos favorecidas com conexão
Redação16/12/2019 13h41, atualizada em 16/12/2019 15h45

20191216105808

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Acontece hoje (16) mais uma fase de lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX, que é parte do plano de distribuição de internet rápida em escalas globais. A decolagem ocorre na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral (SLC-40) no Complexo 40 das 19h10 às 20h38 EST (21h10 às 22h38 no Horário de Brasília). O foguete lançará os satélites de comunicação JCSAT 18 / Kacific que oferecerão serviços da internet em regiões da Ásia-Pacífico, inclusive pouco favorecidas.

Construídos pela Boeing, os satélites de comunicação serão implantados aproximadamente 33 minutos após a decolagem. Vale lembrar que o lançamento foi planejado originalmente para novembro, mas foi adiado. Caso ele não seja possível, uma janela “backup” de decolagem está marcada para esta terça-feira (17) no mesmo horário.

O primeiro estágio do Falcon 9 para a missão JCSAT – 18 / Kacific 1 anteriormente apoiou a atividade do CRS-17 em maio de 2019 e a CRS-18 em julho de 2019. Após a separação do foguete e dos satélites, a SpaceX aterrissará o primeiro estágio do Falcon 9 no porto espacial autônomo “Of Course I Still Love You”, estacionada no Oceano Atlântico. Aproximadamente 45 minutos após a decolagem, dois navios de recuperação de carenagem da Space X, “Ms. Tree”” e Ms. Chief”, tentarão recuperar às duas metades da carenagem.

O satélite JCSAT-18 foi construído para o Sky Perfect JSAT, um dos maiores fornecedores de serviços de transmissão de TV paga multicanal no Japão. Ele fornecerá cobertura da banda Ku e melhorará os serviços de internet para clientes Sky Perfect JSAT Corporation na Ásia-Pacífico e leste da Rússia.

O Kacific 1 é um satélite geoestacionário de última geração que opera no espectro de frequências da banda Ka. Seus 56 feixes de alto rendimento pretendem melhorar a internet na região no sudeste da Ásia e nas ilhas do Pacífico. Ele conectará populações que não são atendidas ou que possuem uma conexão extremamente baixa, oferecendo banda larga acessível e de alta velocidade para assistência médica, educação, serviços governamentais, empresas e auxílio em casos de desastres.

É possível acompanhar o lançamento na transmissão ao vivo, disponível no canal do YouTube da SpaceX.

Via: SpaceX

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital